A Secretaria de Saúde do Município de Ariquemes recebeu três motocicletas para uso específico nas ações de combate ao mosquito transmissor da malária. Os veículos foram entregues pela empresa Interligação Elétrica Madeira (IEMadeira), em atendimento ao pacto estabelecido com o Município, Ministério da Saúde e IBAMA. Há previsão de que outras três motos sejam entregues pela Norte Brasil até o final deste mês.
De acordo com o coordenador de endemias, Fábio Lima, a pactuação foi realizada em decorrência dos impactos ambientais provocados pela construção da Linha de Transmissão que interligará as usinas hidrelétricas do Rio Madeira às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosieli Alves Chieratto, as motocicletas serão utilizadas nas ações de combate à malária. “Teremos melhor mobilidade das equipes que desenvolvem as ações de prevenção e controle dessa doença”, disse a secretária.
O prefeito, José Márcio Londe Raposo, parabenizou os funcionários da Coordenação de Endemias, que mantém os índices de malária sob controle, e manifestou que o pacto estabelecido beneficiará a população que estão em áreas passíveis de contato com o mosquito transmissor – Anopheles darlingi.
Além das motos, consta neste pacto a contratação de dois funcionários por 18 meses, seis jogos completos de equipamentos de proteção individual (EPI) e R$ 45 mil em materiais de insumo.