STO ANTONIO - Jogar terra no rio pode ter reduzido custos

STO ANTONIO - Jogar terra no rio pode ter reduzido custos

STO ANTONIO - Jogar terra no rio pode ter reduzido custos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O despejo de terra no Rio Madeira pode não ser apenas um desprezo ambiental da Santo Antônio Energia, mas sim uma estratégia econômica para reduzir os custos da obra.
O chamado “bota fora” representa elevado custo na planilha da Santo Antônio, pois movimenta grande quantidade de maquinário e homens para transportar a um local previamente licenciado o que sobra da obra, geralmente terra das escavações. Um agravante na quantidade de “bota fora” foi o fato de haver um morro por onde passaria o rio após seu desvio. Durante meses, tratores e caçambas aplainaram o morro, além da escavação normal para a construção da casa de força, vertedouros e demais partes da barragem.
O bota fora licenciado pelo Ibama fica cerca de 5 km de distancia do local das escavações e do morro, sendo necessário um deslocamento de 10km de cada caçamba. O que parece representar pouco resulta em milhões quando se multiplica pela quantidade de caçambas e por meses de trabalho. Custos de combustível, manutenção e hora-homem e hora-máquina de trabalho.
Ao optar por despejar a terra diretamente no Rio Madeira, a Santo Antônio Energia pode ter reduzido em muito o custo do bota fora. Esta teoria ganha força quando o consórcio não consegue explicar claramente as imagens mostradas com exclusividade pelo rondoniaovivo de tratores despejando terra no rio. A Santo Antônio Energia já divulgou três versões diferentes e conflitantes para o mesmo fato (veja matéria aqui), o que causa no mínimo uma estranheza, mas não o suficiente para despertar os órgãos de fiscalização, especialmente Ibama e Ministério Público Estadual e Federal.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS