O Hospital de Base Ary Pinheiro, através do centro cirúrgico de obstetrícia, é especializado em partos de alto risco atendendo pacientes portadoras de diabetes, hipertensão e partos prematuros. A equipe está de plantão 24h para cirurgias obstétricas de partos de alto risco e conta com médicos pediatra-neonatologista (médico especialista em cuidar do bebê assim que nasce) e obstetras (médico especializado em pré-natal , parto normal ou cesariana).
A sala cirúrgica possui modernos equipamentos, possibilitando aos profissionais mais eficiência no atendimento e disponibilizando informações sobre o estado geral da paciente durante a cirurgia. A enfermaria possuiu 45 leitos e berços apropriados para os recém-nascidos. São 16 médicos entre obstetras e neonatais, 12 residentes de medicina, 12 enfermeiras e 25 técnicos de enfermagem.
Além de atender as gestantes do Estado, acolhe também as futuras mamães de algumas cidades do Amazonas, Acre, Mato Grosso e do país vizinho Bolívia.
De acordo com o diretor-executivo do HB, médico Juan Carlos, a unidade realiza em média 12 procedimentos cirúrgicos por dia o que resulta em 360 atendimentos por mês. Ele ressaltou ainda que estes números poderão ultrapassar cinco mil atendimentos neste ano, dependendo da demanda, necessitando apenas de fazer pequenos ajustes, compra de alguns equipamentos, contratar, treinar e capacitar mais profissionais.