Coluna semanal Sindsef – 25 a 31 de dezembro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
CONFRATERNIZAÇÃO
Os diretores executivos do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF) realizaram uma confraternização com os seus servidores da capital e do interior na churrascaria “Boi na Brasa”, na última quinta-feira, 22. Os funcionários da entidade avaliaram como positiva a atitude dos dirigentes sindicais, porque isso valoriza o trabalho daqueles que se decidam pela causa sindical durante todo o ano. O presidente do Sindsef, Daniel Pereira disse que ficou muito satisfeito com os resultados dos trabalhos em favor dos filiados durante o ano de 2011 e que por isso se confraterniza com o que se chamou de colegas de trabalho, porque para ele, todos estão engajados na luta por melhorias para a categoria.
BRINDES
Na oportunidade, houve sorteios de vários brindes entre os servidores. Ainda houve a participação como convidado, do vice-prefeito do município de Cerejeiras, o “Pedrinho” que desejou a todos um feliz Natal e um Próspero Ano Novo, colocando à disposição o seu município no que for preciso pra ajudar a entidade sindical.
ARROCHO PRESIDENCIAL
Depois do ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi à vez da própria presidenta Dilma Rousseff declarar que o governo não pretende conceder reajustes aos servidores federais. O discurso de arrocho traz tensão na relação do governo com milhares de categorias que têm processos de negociação abertos no Ministério do Planejamento. O recado da presidenta foi publicado em matéria do último domingo, 18, do jornal “O Globo”.
CONGELAMENTO DE SALÁRIOS
Para as entidades sindicais as declarações da presidenta revelam a tentativa do governo em forçar a antecipação dos efeitos do polêmico PLP 549/09 sem que o mesmo tenha sido aprovado. O projeto que propõe congelamento de investimentos públicos já foi rejeitado por unanimidade em duas comissões na Câmara dos Deputados e está agora na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) onde expectativa é de que também sofra rejeição unânime.
DIÁLOGO E PRESSÃO
A Condsef se prepara para já em janeiro dialogar com outras entidades que também negociam com o governo e organizar uma ação conjunta em defesa dos servidores e serviços públicos. O objetivo é definir estratégias para enfrentar o discurso de arrocho e assegurar as necessárias melhorias que precisam ser urgentemente implantadas na administração pública. Em 2011 mais de vinte entidades nacionais se uniram em torno de eixos de reivindicação do funcionalismo. Em 2012 a expectativa é lançar a Campanha Salarial em fevereiro.
GREVE GERAL
Uma grande greve geral para abril deve ser organizada caso o governo mantenha inalterada sua posição de transferir aos servidores a responsabilidade por uma crise onde quem deve ser atacado são vilões como superávit primário, corrupção, sonegação de impostos entre outros. Mobilização e unidade devem ser ampliadas e fortalecidas. Além de negociações em curso, o governo já assinou termos de acordo e protocolo de intenções com diversos setores assegurando debate que envolve necessidade de investimento para assegurar melhorias no atendimento público.
PROJETOS EM RISCO
O projeto de lei (PL) 2203/10, que traz mudanças a algumas categorias a partir de julho de 2012, está na mira do governo. Algumas aberrações, como alterações no adicional de insalubridade, foram enviadas ao Congresso Nacional sem sequer serem discutidas com os trabalhadores. Em busca de corrigir injustiças contidas no PL uma série de emendas foi apresentada ao projeto. Para sua base a Condsef defende 26 emendas apresentadas. Ao todo o PL recebeu 182 emendas.
ORDEM DO GOVERNO
A ordem do governo é barrar toda e qualquer mudança no PL 2203/10 e futuros reajustes aos servidores. Para garantir que acordos e protocolos sejam cumpridos, emendas fundamentais sejam mantidas, votadas e aprovadas por parlamentares, 2012 deve começar com uma ampla ação e trabalho de pressão dentro do Congresso.
ANO NOVO
A diretoria executiva do Sindsef deseja a todos os servidores federais filiados ou não, um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO. Ano que vem, a diretoria sabe que será de muita luta, mas, não existe vitória sem luta. Sindicato é pra lutar!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!