Um agricultor do município de Nova Brasiländia do Oeste com câncer de próstata e uma dona de casa residente em Vilhena, com câncer da laringe, foram os primeiros pacientes atendidos com a realização da 1ª sessão do tratamento de radioterapia, com o início de funcionamento da radioterapia no Centro Oncológico de Cacoal, que começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, em Cacoal.
No dia 29 de novembro, dois inspetores da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, do Rio de Janeiro, estiveram no Hospital São Daniel Comboni realizando uma inspeção regulatória no equipamento de radioterapia do Centro Oncológico e os e equipamentos foram, não só aprovados, como também elogiados pelos físicos da CNEN Marcello Gonçalves e Nozimar de Couto.
O Diretor Técnico de Radioterapia do HSDC, Dr. Olamir Rossini, salientou que tudo isso é começo de um sonho, elogiando o trabalho do idealizador do hospital Pe. Franco Vialetto e todas as parcerias firmadas para o funcionamento. Dr. Olamir disse que a equipe do Centro está constituído de 5 médicos especialistas da área, destacando também que o HSDC já e referência na região Norte. "Nesse curto espaço de tempo a meta é atender 30 pacientes diariamente, mas. no mês de fevereiro do próximo ano com a chegada de mais uma máquina de última geração a meta de atendimento no Centro de Oncologia e de Hematologia de Cacoal é de chegar a 200 pacientes diariamente", disse.