Uma das mais concorridas solenidades foi realizada ontem, 9, à noite, com início às 20 horas, no pátio de formaturas do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho. 53 alunos do Curso de Formação de Oficiais, bacharéis em Segurança Pública, fizeram o compromisso a aspirantes oficial PM.
O curso em parceria da Polícia Militar e a Universidade Federal de Rondônia, teve início em 9 de março de 2009 e encerramento hoje. “Temos oficiais formados na terra, conhecedores dos problemas da região”, declarou o coronel PM Cesar Comandante Geral da Corporação. O Secretário da SESDEC Marcelo Nascimento Bessa, representou o governador Confúcio Moura.
O coronel PM Cesar lembrou dos primeiros passos da Polícia Militar quando ainda era Guarda Territorial. Pioneiros chegaram aqui antes de nós e nos legaram este mister. Hoje temos uma Instituição pronta para proteger a sociedade e nesse contexto, esta primeira turma formada em nossa Academia, observando os padrões nacionais, voltados para os problemas de nosso Estado. Em sala de aula foram preparados para serem instrutores das técnicas policiais, bem como um administrador e conhecedor do direito, um líder diferenciado.
O secretário Marcelo Nascimento Bessa, fez referências ao momento pelo qual passa a Segurança Pública do Estado. “A disciplina e hierarquia, foram abaladas, mas não derrubadas e nunca serão”, vamos restabelecer estes princípios basilares de nossa Corporação. O momento é de alegria quando recebemos mais 53 aspirantes que em breve serão promovidos a oficial PM. Terão um papel importante dentro da Corporação, pois há mais de 12 anos que não temos uma formação com este contingente.
O diretor de Ensino da PM, tenente coronel PM Pachá, informou que foram mais de seis mil horas aula sobre diversos temas, visando à formação de um oficial completo, forjado para liderar, fiscalizar, planejar, instruir e orientar. Para o coordenador do Curso de Bacharel em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Rondônia, professor Claudemir Catiari, foi uma grande experiência e a partir de então, novas turmas virão e estaremos bem mais estruturados para a formação de novos bacharéis, oficiais PM.