Ações da pesca de Rondônia são integradas às federais

A política do governo do Estado para o setor pesqueiro, que visa aumentar da produção das atuais 15 mil toneladas por ano, para 80 mil anuais, foi consolidada nesta sexta-feira (9), quando o governador Confúcio Moura recebeu do ministro da Pesca e Aquicul

Ações da pesca de Rondônia são integradas às federais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A política do governo do Estado para o setor pesqueiro, que visa aumentar da produção das atuais 15 mil toneladas por ano, para 80 mil anuais, foi consolidada nesta sexta-feira (9), quando o governador Confúcio Moura recebeu do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, a minuta de cooperação técnica que integra as ações do Estado às da esfera federal.
O documento foi entregue no gabinete do Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho, antes de o governador embarcar com o ministro para cumprir agenda em Ariquemes, com destaque para a entrega de uma das nove retroescavadeiras adquiridas com recursos de emendas da deputada federal Marinha Raupp, para serem utilizadas na construção de tanques-escavados.
Ainda no palácio, com a presença dos senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp, da deputada Marinha Raupp e outras autoridades, o ministro fez a entrega simbólica do equipamento, que custa em torno de R$ 300 mil a R$ 350 mil, para a prefeitura da Capital, por meio do vice-prefeito, Emerson Castro. Ainda na agenda desta sexta-feira, está prevista a entrega para os pequenos produtores de Cacoal.
A minuta entregue ao governador trata do registro da pesca e aquicultura, licenciamento, créditos, comercialização, fomento, capacitação, gestão dos empreendedores, controle sanitário, reprodução de alevinos, entre outras medidas.
O ministro fez questão de dizer ao governador que Rondônia se destaca na produção de peixes, especialmente da espécie tambaqui, considerado o de melhor qualidade na região. “No Amazonas, se tiver um tambaqui de Rondônia e outro de lá, as pessoas preferem comprar o daqui por ser de melhor qualidade”, afirmou. Com relação ao pirarucu, conhecido como o “bacalhau da Amazônia”, o Estado deverá aumentar a produção em cativeiros para depois de certificá-la e iniciar a exportação.
 Ao destacar a importância da vinda do ministro, o governador ressaltou a necessidade de investir nas potencialidades de Rondônia com vistas ao aumento da produção e da geração de emprego e renda. “Somos ousados, por isso nossa intenção com o programa Água Produtiva é elevar a produção de peixes para 80 mil toneladas ao ano, enquanto no país todo chega a 400 mil toneladas a produção de peixes em tanques-escavados. Vamos investir também nos tanques-redes nos reservatórios das usinas de Samuel, Santo Antônio e Jirau”, afirmou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS