Foi aberta na terça-feira (6), na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a 1ª Mostra de Artes Plásticas e Artesanais, desenvolvidas por reeducandos das unidades penitenciárias de Porto Velho. A mostra é composta por pinturas em tela, esculturas, cerâmica, tapeçaria e artesanato em madeira, produzidos por reeducandos da Casa de Detenção Dr. José Mario Alves, da Penitenciária Feminina e integrantes da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda).
As telas são o resultado do curso de pintura “Viajando na Tela” ministrado pela artista plástica e instrutora da Cootama, Dulce Gonçalves Braga. Para a coordenadora da mostra, Núbia Camacho, a exposição é uma prova de que dentro dos presídios há muitos talentos que precisam apenas de uma oportunidade. “Podemos perceber o sentimento deles através das telas. Eles pintam paisagens e animais que representam a liberdade como borboletas e pássaros. É o que estão sentindo e é isso que eles querem passar para a sociedade, que mesmo privados de liberdade são capazes de produzir arte e cultura”.
O reeducando Madson Ribeiro tem duas telas na mostra e disse que começou a desenhar desde a adolescência, mas a oportunidade de aprender a pintar surgiu a partir do curso oferecido na unidade. “Pelo que percebi, as pessoas estão gostando e eu pretendo continuar desenvolvendo esse trabalho. Agora, além do desenho também tenho a pintura”, disse.
Todas as peças em exposição estão à venda. Parte do dinheiro arrecadado com a comercialização dos produtos será usado para a compra de novos materiais e a outra parte destinada às famílias dos apenados. A mostra vai até o dia 15 deste mês, das 8h às 17h, no Salão Príncipe da Beira (piso superior) da Casa de Cultura Ivan Marrocos.