Defensoria atende cerca de 16 casos de partenidade extra-judicial ao mês
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um média de 16 pessoas ao mês procuram atendimento no Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública do Estado (DPE), que funciona no Shopping Cidadão em Porto Velho, para fazer o reconhecimento de paternidade extra-judicial, informou o coordenador do núcleo, defensor público Sérgio Muniz.
Muniz citou o caso de uma senhora, cujo marido decidiu reconhecer a paternidade da filha após 12 anos. "Apesar de conviver com a mulher e ter registrado outros dois filhos que teve com ela, o companheiro não aceitava a mais velha por acreditar que essa não tinha sido gerada por ele", observou o defensor público.
Para que seja feito o reconhecimento da paternidade extra-judicialmente, o procedimento é simples: basta a mãe e o suposto pai apresentarem cópia dos documentos pessoais e o registro de nascimento do beneficiado para que a Defensoria confeccione o documento da declaração voluntaria de paternidade e encaminhe ofício ao cartório onde a criança foi registrada para que seja feita a alteração do nome.
Porém, para que esse procedimento simplificado seja feito, o defensor ressaltou que não pode constar outra pessoa como pai na certidão de nascimento do menor. “Nesses casos, é necessário ajuizar uma ação nas Varas de Família”, salientou.
Horário
O Núcleo da Cidadania junto ao Shopping Cidadão funciona das 08 às 19 horas. Entretanto, no período de 20 dezembro a 06 de janeiro, funcionará das 8 às 13 horas, assim como os demais Núcleos do Estado (capital e interior).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!