Foram entregues na última quinta-feira (1º), em Porto Velho, certificados e troféus às empresas vencedoras do prêmio MPE Brasil 2011. Entre as finalistas, o destaque ficou para a Metalúrgica e Vidraçaria Faz com Ferro, do município de Rolim de Moura, que ganhou em três das seis categorias premiadas este ano.
O prêmio é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade, com o patrocínio, em nível nacional, da Petrobrás e Governo Federal, além do patrocínio do Banco da Amazônia.
A Metalúrgica e Vidraçaria Faz com Ferro foi o destaque da noite, ganhando nas categorias Indústria, junto com a Rondônia Bonés e nas duas categorias destaques: de Responsabilidade Social e Práticas de Inovação, por destinar sobras de material, que antes seriam descartados, para a confecção de cofrinhos para o recolhimento de donativos beneficiando crianças carentes de Rolim de Moura, além de evitar a contaminação do meio ambiente.
Nas demais categorias, os vencedores foram a Loja Compre Bem, da cidade de Jaru e a Ponto de Vista Ótica, de Vilhena, na área de Comércio, enquanto que o Hotel Cariman, também de Vilhena, venceu na categoria Serviços de Turismo e na Categoria de Serviços venceu a Granero Transportes de Porto Velho.
Este ano, em sua oitava edição, o Prêmio MPE Brasil teve um crescimento considerado recorde: 65 empresas candidatas, um crescimento de 43% e relação a 2010. De sua criação até agora, o prêmio saiu para 30 empreendimentos.
Para Pedro Teixeira Chaves, superintendente do Sebrae, a premiação do MPE Brasil é o resultado de iniciativas do Sebrae e parceiros no apoio às micro e pequenas empresas que investirem em gestão, qualidade e produtividade. “É um conjunto de fundamentos – empresas, empresários, colaboradores e fornecedores contribuindo para a sustentabilidade dos pequenos negócios”.
Valdecir Tose, superintendente do Banco da Amazônia em Rondônia, acredita que o MPE Brasil é a resposta às instituições que acreditam nas empresas da região. Empresas que crescem com competitividade, contribuindo para a sustentabilidade, fundamento em que acredita o banco. “Essas empresas conquistam seu espaço sabendo da necessidade de inovação”.
Lembrando que não existe similar ao MPE Brasil no mundo, o representante da Fundação Nacional de Qualidade, Francisco Teixeira Neto, sugeriu às empresas que aproveitem para avançar nos fundamentos do prêmio como gestão, desempenho, qualidade e sustentabilidade.
Receberam os prêmios, em nome de suas empresas, os empresários Silvone Bravin Coltinho (Ponto de Vista Ótica), Solange Aparecida Monteiro de Quadros (Hotel Cariman), Daniel Pinheiro Ferreira (Rondônia Bonés), Élcio Luiz Barbosa (Metalúrgica e Vidraçaria Faz com Ferro), Ednilso Oliveira (Compre Bem), Aguinaldo de Souza Filho (Granero Transportes).