Veto a projeto revogando leis da gestão compartilhada na saúde será votado nesta terça

Veto a projeto revogando leis da gestão compartilhada na saúde será votado nesta terça

Veto a projeto revogando leis da gestão compartilhada na saúde será votado nesta terça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os deputados estaduais vão apreciar nesta terça-feira (29) o veto do Executivo ao projeto de lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, que revoga as leis nº 2.387 e 2.388, de janeiro de 2011 e a de nº 2.502, de junho deste ano, que criaram o Serviço de Apoio à Saúde Pública do Estado de Rondônia (Saspro). Ele permite a implantação da terceirização e da gestão compartilhada na saúde.
“A aprovação dessas leis, a toque de caixa, abriu um precedente perigoso para a implantação da terceirização na saúde. Em setembro, a Assembleia aprovou um projeto para revogar essas leis, mas o Executivo, no afã de implantar a gestão compartilhada, vetou”, disse o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho (PSD).
A expectativa é de que as galerias da Assembleia estejam tomadas de sindicalistas e servidores da área da saúde, contrários à gestão terceirizada.
Hermínio Coelho disse que para derrubar o veto do governador Confúcio Moura (PMDB) são necessários 13 votos, ou seja, maioria absoluta na Casa.
“Confio que os deputados vão derrubar o veto, para que essas leis absurdas sejam revogadas, para o bem de Rondônia e para a segurança maior que os escassos recursos na saúde não serão desviados ou mal aplicados, repassados sem critérios e sem fiscalização às chamadas Organizações Sociais (OS)”, declarou o presidente Hermínio.
Entenda o que é o Saspro
O Saspro é uma entidade paraestatal de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública, com autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, quadro de pessoal próprio e prazo de duração indeterminado. Segundo o Governo, o Saspro terá como finalidade auxiliar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Para isso, o Saspro poderia contratar (terceirizar) gestão e serviços para a saúde. “É aí que reside o risco de que os órgãos de controle percam a sua função de preservação do recurso público”, finalizou Hermínio Coelho.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS