O Projeto Pirueta mantido pela Prefeitura do Município de Porto Velho e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino e da Divisão do Desenvolvimento da Cultura Escola encerra suas atividades deste ano com três apresentações, no domingo, 27, às 17h, na Escola Municipal Maria Isaura (Rua Jardim, 3418, Costa e Silva).
Ao todo 25 alunos coordenados pela Professora Bailarina Isaura Galvão estarão se apresentando.
No dia 03 de dezembro será a vez das 60 crianças do Programa AABB Comunidade apresentarem sua arte, com coreografias montadas pelos professores Maia, Elisângelo e Ana Lúcia. A última apresentação será no Centro Social Madre Mazzarello, dia 10 de dezembro, com 45 crianças, coordenadas pela professora Monika Blank.
O projeto é desenvolvido com base na LDB (Lei nº. 9394 de 20 de Dezembro de 1996, Art 26 – Parág. 2º e Art. 27 – IV), que diz, “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Uma forma de oportunizar as crianças da rede municipal a encarar o ensino da dança artística como atividade educativa, recreativa e criativa, colaborando assim para a sua formação educacional.
O projeto Pirueta contempla crianças na faixa etária de 07 a 15 anos. Elas aprendem danças clássicas e contemporâneas, tanto na prática como na teoria. A prefeitura estruturou com recursos próprios salas para o desenvolvimento do projeto, com espelho, barras, aparelhagem de som, e disponibilizou aos alunos collants, sapatilhas e meias.
O projeto abrange a dança de acordo com os estágios e fases de desenvolvimento intelectual, segundo Piaget.