Nesta quinta- feira dia 24 de novembro de 2011, o sindicato dos soldados da Borracha e seringueiros de Rondônia, receberá em suas dependências assessores do Senador Acir Gurgacz vindos de Brasília. A finalidade do encontro terá como pauta a discussão dos pontos de reivindicações da categoria, assim como a avaliação e levantamento junto a diretoria executiva, dos projetos de Leis em tramitação, emendas, e o Projeto de Emenda Constitucional 556/2002. Segundo O Vice-Presidente do Sindicato George Telles (O Carioca), essa visita é um marco importante na história do Sindicato, a presença hoje em nosso sindicato de pessoas do Senado, demonstra o arco de articulação que está sendo construído junto a parlamentares que se sensibilizaram e vestiram a camisa da causa dos Soldados da Borracha, disse.
Esses assessores têm como meta divulgarem o trabalho do Senado em Porto Velho, conhecerem o trabalho que está sendo feito pelo sindicato, ouvir as propostas elencadas pelos diretores executivos e criar uma condição para fortalecer o apoio político sobre os Projetos de Leis, Emendas e o próprio processo de indenização que entrará para pauta de votação no Distrito Federal. Até a primeira metade do mês de dezembro, parte da diretoria do SINDSBOR, se reunirá com outros parlamentares em Brasília, com o objetivo de colocar projetos para a pauta de votação tanto no senado , como na Câmara Federal, antes que feche o ano de 2011.
É um momento apreensivo para nós do sindicato, estamos com viagem marcada também para uma reunião que envolverá o Ministro da Previdência, a Ministra dos Direitos Humanos e possivelmente o Ministro da Defesa. Queremos o reconhecimento de nossos patriotas Soldados da Borracha pela autoridades brasileiras, não só com prestígios, mas sim com aumento salarial, na forma da equiparação e condições dignas de vida, comentou o Vice –Presidente.