REIVINDICAÇÃO - Auxílio saúde, dívida do Iperon e transposição são temas de reunião entre sindicatos e Governo

REIVINDICAÇÃO - Auxílio saúde, dívida do Iperon e transposição são temas de reunião entre sindicatos e Governo

REIVINDICAÇÃO - Auxílio saúde, dívida do Iperon e transposição são temas de reunião entre sindicatos e Governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em reunião na última quarta-feira (16), com o governador Confúcio Moura e seu secretariado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (SINJUR), Israel Borges, e vários outros sindicalistas cobraram o pagamento do auxílio saúde aos inativos e a recuperação da dívida previdenciária com o Iperon.
Os sindicatos solicitaram do Estado o encaminhamento à Assembléia Legislativa do Projeto de Lei que trata do auxílio saúde dos inativos, compromisso que, segundo Israel Borges, foi assumido pelo Governo no início deste ano, mas que não foi cumprido.
No entendimento do Governo, o auxílio saúde não é um benefício que deve ser pago pelo Estado, mas pelo Iperon. Os sindicatos argumentaram, no entanto, que o auxílio, em vários estados, é pago aos inativos pelo governo. “Inclusive, em Rondônia, o Ministério Público estadual (MPE) já paga, há vários anos, aos seus inativos”, explica Borges.
Segundo o sindicalista, ficou definido que os sindicatos encaminharão proposta recebida pelo Governo no início do ano, para garantir o pagamento do auxílio saúde dos inativos, com retroativo a outubro.
Quanto a dívida dos poderes com o Iperon, foi feita proposta para que cada Poder faça previsão de 3% a 5% do orçamento, para recuperação da dívida previdenciária, a partir do próximo ano. “A expectativa é que a proposta seja aceita e posta em prática o mais rápido possível”.
Outro ponto da reunião entre sindicatos e Governo, foi a revisão geral de remuneração. Isarel Borges diz que o Governo acena para um aumento de 6,5% em 2012, sendo 3,25% para abril e mais 3,25% em outubro. “Os sindicatos querem buscar um mínimo entre 8% a 10%”, acentua.
Transposição
Nesta terça-feira (22) a bancada federal e os líderes sindicais do Estado se reunirão com a ministra do planejamento Mirian Belchior, em Brasília/DF, para tratar de normativas relativas ao enquadramento dos servidores nos quadros da União.
A audiência foi agendada pela bancada federal em reunião na semana passada com a ministra Gleisi Hoffman na casa Civil. Participaram da reunião membros da comissão estadual, da Bancada Federal e o governador Confúcio Moura.
“A reunião é fruto das cobranças do movimento sindical ao Governo, para que se tome posição mais efetiva para a transposição, pois é grande a ansiedade dos servidores e os sindicatos não vêem motivo para demora”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS