Nota de repúdio UNIRON

Nota de repúdio UNIRON

Nota de repúdio UNIRON

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A UNIRON, mantenedora da Faculdade Interamericana de Porto Velho e da Faculdade de Educação de Porto de Velho, vem repudiar o suposto “Guia de Faculdades” publicado no sítio eletrônico da Revista Exame.
Inicialmente, cumpre esclarecer que o Ministério da Educação não gera qualquer tipo de ranking de Faculdades, mas sim, leva à cabo as avaliações das Instituições de Ensino Superior e dos Cursos através do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. E, dentre os índices considerados na avaliação das Instituições e dos Cursos, a nota do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, representa valor significativo.
O SINAES, de acordo com a legislação vigente (Lei 10.861/2004), possui como objetivo assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de ensino superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmicos de seus estudantes. Portanto, o processo avaliativo compreende outros elementos além do escore ENADE, tais como avaliação institucional, infra-estrutura, organização didático-pedagógica, dentre outros elementos.
Na pesquisa publicada pela Revista Exame não é possível encontrar clareza e objetividade na metodologia utilizada, deixando margem ao livre alvedrio da subjetividade do pesquisador. Ademais, o Ministério da Educação não publica e/ou publiciza a nota individual dos estudantes participantes do ENADE, o que impossibilita o cálculo de uma “média aritmética de todas as notas de estudantes de uma mesma instituição”.
No ano de 2010, 04 (quatro) Cursos da Faculdade Interamericana de Porto Velho realizaram o ENADE, sendo eles: Enfermagem, Fisioterapia, Agronomia e CST em Gestão Ambiental. Contudo, os Cursos de Enfermagem e Fisioterapia não tiveram escore ENADE em razão de ainda não possuir concluintes, sendo que o Curso de Agronomia não possui ingressantes, o que impossibilita a aferição de um escore sobre o ENADE. Assim, um único Curso da UNIRON gerou escore ENADE e CPC (conceito preliminar de curso), o Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental, o qual integrou o ciclo do SINAES pela primeira vez no ano de 2010, obtendo nota 02.
Assim, a UNIRON, por meio de seus Gestores, Corpos Docente e Discente, repudiam o "Guia de Faculdades" publicado no sítio eletrônico da Revista Exame por não ser compatível com a realidade fática, não demonstrando a situação avaliativa da Faculdade Interamericana de Porto Velho junto ao MEC, a sociedade rondoniense e portovelhense.
Diretoria Acadêmica
Diretoria Administrativa/Financeira

 

 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS