O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO) por meio do Projeto Consumo Consciente instalou uma caçamba para coleta coletiva na área externa da Casa da Indústria. O objetivo é incentivar a reciclagem de lixo. O projeto reforça a prática da coleta seletiva que é uma das alternativas que abrange ações de sustentabilidade.
A ação é uma parceria com a empresa Amazon Fort e conta ainda com o apoio da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), do Serviço Social da Indústria (SESI/RO) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO).
Os materiais recicláveis como papéis, plástico, metais e vidro devem ter destinação correta e a separação evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes, além de diminui os custos de reciclagem. Alguns dos benefícios também podemos destacar a redução do consumo de energia, a prática da educação ambiental, além de criar oportunidades de fortalecer organizações comunitárias e gerar assim, emprego e renda.
Os resíduos serão destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (ASPROVEL) que beneficiará os resíduos recebidos. A associação faz parte do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis que há 10 anos organiza catadores e catadoras por todo país e busca valorização da categoria e trabalha a autogestão desses trabalhadores.
A coleta seletiva é um exercício de cidadania e o movimento conta com colaboração de todos integrantes do Sistema FIERO para mundo mais sustentável e uma indústria mais saudável.