Acadêmico de Medicina da São Lucas destaca projeto que busca reunir pais e filhos separados pela hanseníase

Acadêmico de Medicina da São Lucas destaca projeto que busca reunir pais e filhos separados pela hanseníase

Acadêmico de Medicina da São Lucas destaca projeto que busca reunir pais e filhos separados pela hanseníase

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O acadêmico Everton Almeida de Souza, do 8º período do curso de medicina da Faculdade São Lucas, participou em Rio Branco (AC) do projeto Reencontrar, organizado pelo MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), patrocinado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o INAGEMP (Instituto Nacional de Genética Médica Populacional), e desenvolvido em vários estados brasileiros. Everton Almeida ficou responsável por representar o INAGEMP na coleta de DNA nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul nos últimos dias 24 e 25 deste mês.
 
O projeto tem como proposta reunir pais e filhos e irmãos separados pela hanseníase. Até a década de 80 os portadores de hanseníase eram muitas vezes internados de forma compulsória em hospitais colônias. Os filhos então eram deixados sob os cuidados de familiares ou levados para adoção. Através de exame de DNA, o projeto busca devolver esta “identidade biológica” a estes pacientes. Estimativas apontam para aproximadamente 40 mil brasileiros nesta situação.
 
Everton Almeida informa que ouviu dezenas de pessoas que relatam terem sido ‘arrancadas’ dos braços de seus país e levadas para outras famílias. “Alguns tem a esperança de encontrar o pai ou mãe em algum lugar do Brasil pelo projeto. Só o fato de já darmos esta esperança para alguém é incrível. Achei muito legal o empenho do Morhan com a causa do projeto.
 
Seria legal se aqui em Rondônia houvesse empenho em ajudar de forma direta nossos pacientes”, destaca o acadêmico. Everton Almeida, que preside a URAM (União Rondoniense dos Acadêmicos de Medicina), informa que o Instituto de Ciências Biomédicas 5 da USP (Universidade de São Paulo), com sede em Monte Negro, interior do estado, e a Faculdade São Lucas estão em contato com o presidente do MORHAN, Artur Custódio, para tentar implementar o projeto aqui em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS