Profissionais de hotéis e restaurantes participantes do projeto Turismo de Negócios em Ji-Paraná, em Rondônia, concluem esta quinta-feira curso de capacitação em processamento de carne de peixe, com aulas teóricas e práticas.
A proposta do curso é mostrar alternativas de aproveitamento da matéria prima disponível na região através de técnicas de manuseio, conservação e beneficiamento do pescado.
Sob orientação da instrutora Vera Lúcia B. Borelli, os participantes, que começaram o curso dia 17, aprendem sobre a importância da transformação do pescado, boas práticas de fabricação e também análise e avaliação do pescado.
Entre os itens estão preparo e limpeza do peixe, cortes e filetagem, preparo da carne para processamento, gerando derivados como lingüiça, quibe, croquetes, fishburger etc. Também foram desenvolvidas práticas de conservação através de resfriamento e congelamento, composição química.
De acordo com Vera Lúcia, durante a capacitação, “os participantes também foram orientados quanto ao aproveitamento de carcaças, cabeça e pelo para a gastronomia. Isso tudo enriquecido com condimentos regionais”, disse a facilitadora, destacando ainda a confecção de pratos com peixe defumado.
O encerramento do curso, hoje (20), terá degustação dos pratos criados pelos participantes.