Com a presença do governador Confúcio Moura, autoridades, parceiros, convidados e colaboradores, a diretoria regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia realiza nesta quarta-feira, 19 de outubro, às 19h00, na Escola SENAI Marechal Rondon, em Porto Velho, a cerimônia de abertura de três eventos simultâneos que a instituição realiza em todo o Estado. O SENAI Casa Aberta; a Olimpíada do Conhecimento e o Inova SENAI, cujas atividades vão de 20 a 22.
O SENAI Casa Aberta é um evento nacional com intuito de transformar a visão dos jovens, escolas e comunidades sobre o atual universo da educação. Este ano será realizado entre os dias 20 e 22 de outubro simultaneamente nas 500 escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em Rondônia, as unidades de Porto Velho (Marechal Rondon e Padre Marcelo Bertolusso), Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena receberão toda a sociedade para participar da programação do SENAI Casa Aberta.
Tendo como slogan “Tudo que você precisa para ser o profissional que a indústria precisa”, o Casa Aberta SENAI vai contar em sua programação com mostra tecnológica; palestras; atrações culturais; visitas às instalações; minicursos; aulas práticas, entre outras atividades.
No mesmo período, o SENAI promove as competições da Fase Estadual da Olimpíada do Conhecimento –, que antecede a maior competição de educação profissional das Américas em sua etapa nacional, que vai escolher os alunos que representarão Rondônia. O SENAI Rondônia participa nas áreas: Panificação e Confeitaria; Mecânica Automotiva, Mecânica de Motocicletas, Mecânica de Motores de Popa e Motores à Diesel; Sistema de Transporte da Informação (STI); Tecnologia da Informação; Instalação e Manutenção de Redes; Tornearia; Marcenaria; Segurança no Trabalho; Construção em Alvenaria e Confecção de Roupas. Os melhores colocados disputam uma vaga no WorldSkills, o maior torneio de educação profissional que acontece em novembro de 2013, na Alemanha.
Outra atividade que integra a programação do Casa Aberta deste ano, é o Inova SENAI, uma ação que desenvolve projetos de inovação e o empreendedorismo, a criatividade e o raciocínio lógico de alunos, docentes e técnicos na criação de aptidões alinhadas às novas demandas da indústria e sociedade rondoniense. A fase estadual selecionou 6 projetos que serão defendidos e demonstrados pelos seus autores durante o Casa Aberta, entre eles nas áreas: Automotiva, Eletroeletrônica, Manutenção e Mobiliário.
De acordo com o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, essa é uma oportunidade que os visitantes têm para conhecer a instituição. “Isso significa trazer a comunidade para dentro do SENAI e demonstrar nossa estrutura e proporcionar um maior visão em educação profissional, inovação, serviços técnicos e tecnológicos”, afirmou.
O diretor lembra que “pela segunda vez em Porto Velho o SENAI/RO abre suas portas para visitantes e apresenta toda sua infraestrutura física e tecnológica, além da metodologia de ensino que é marca da instituição, proporcionando aos visitantes uma visão ampla sobre o universo da educação profissional e as oportunidades de empregabilidade”.
O presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú faz questão de enfatizar a importância do evento promovido pelo SENAI. “O Casa Aberta propõe o crescimento por meio da educação profissional, onde todos serão orientados na escolha de uma profissão, ter contato direto com os profissionais das indústrias e entrar em sintonia com a realidade do mercado de trabalho na indústria de Rondônia”, concluiu Baú.
O evento Casa Aberta é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, SENAI/RO, com apoio da Odebrecht (parceira do SENAI/RO no projeto Acreditar); Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia IMMA (parceira do SENAI/RO no projeto Guaporé) e Grupo Rovema.