Desembargadora coordenará comissão para estudar os critérios do concurso para juiz do Trabalho

Desembargadora coordenará comissão para estudar os critérios do concurso para juiz do Trabalho

Desembargadora coordenará comissão para estudar os critérios do concurso para juiz do Trabalho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) sugerirá ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a elevação do ponto de corte no concurso para a magistratura trabalhista.
Atualmente, a primeira fase (prova objetiva) classifica para a etapa seguinte os 200 primeiros colocados em concursos com até 1.500 candidatos, e os 300 primeiros quando o certame ultrapassa esse limite. Para os integrantes do Coleprecor, a prova de múltipla escolha privilegia aqueles que têm boa memória, e com o atual ponto de corte corre-se o risco de o concurso eliminar precocemente concorrentes capacitados.
O assunto foi discutido nesta sexta-feira, na 7ª Reunião Ordinária do Coleprecor, realizada no Hotel Serra Azul, em Gramado (RS). Os magistrados aprovaram o encaminhamento da sugestão, mas ainda não definiram em que altura da classificação irão propor o ponto de corte. O assunto será retomado no próximo encontro, nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília. Outras sugestões de mudanças no concurso também serão debatidas.
O Coleprecor formou uma comissão para estudar os critérios do concurso para juiz do Trabalho, visando ao encaminhamento de sugestões ao TST e CNJ, órgãos que regulamentam o certame. O grupo é coordenado pela presidente do TRT da 14ª Região (RO/AC), desembargadora Vania Abensur. A entidade considera que o formato atual do concurso não privilegia o perfil do magistrado da Justiça do Trabalho, estritamente identificado com o direito social.
Apoio do Conematra
A proposta de elevação do ponto de corte ganhou o apoio do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). O presidente da entidade, juiz do Trabalho Carlos Alberto Lontra, da 4ª Região (RS), participou da reunião do Coleprecor nesta sexta-feira. O magistrado defendeu também a participação das Escolas Judiciais nos concursos. Para Lontra, as escolas podem até mesmo capacitar as bancas organizadoras.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS