CRIME AMBIENTAL - Agora Usina Santo Antônio tem outra explicação para jogar terra no rio Madeira

CRIME AMBIENTAL - Agora Usina Santo Antônio tem outra explicação para jogar terra no rio

CRIME AMBIENTAL -  Agora Usina Santo Antônio tem outra explicação para jogar terra no rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Diante do vídeo publicado com exclusividade pelo Rondoniaovivo (veja aqui)  mostrando caçambas e tratores despejando toneladas de terra no Rio Madeira, a direção da Santo Antônio Energia emitiu nota oficial ( veja a seguir) justificando o ato como construção de uma “ponta de aterro”, construída na margem esquerda, acima da barragem, obra prevista no planejamento de construção
Com isso, a versão anterior de que seria a construção de uma ensecadeira (veja nota) “cai por terra”, confirmando a denúncia de um leitor do site (veja aqui) que disse que não se constrói ensecadeira apenas jogando terra no rio.
Chama atenção o fato que quando da publicação das fotos (veja aqui) a Santo Antônio ter dito que se tratava de ensecadeira e quando da publicação do vídeo, que se referia a uma “ponta de aterro”, sendo que as fotos e o vídeo retratam exatamente a mesma coisa.
O Rondoniaovivo solicitou acesso ao canteiro de obras e entrevista com engenheiro responsável ou alguém da direção da Santo Antônio Energia para esclarecer dúvidas que pairam sobre o as fotografias e as imagens, mas até agora não recebeu uma resposta.
Veja a nota da Santo Antônio Energia
A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, esclarece que o vídeo exibido no Rondoniaovivo mostra a atividade de lançamento de solo, também chamada de “ponta de aterro”, executada há cerca de 10 meses na margem esquerda do canteiro de obras, acima da barragem.
Trata-se de uma etapa da obra prevista no planejamento de construção. Essa atividade tem o objetivo de configurar a aproximação dos canais do grupo gerador 2 (onde ficarão 12 turbinas) e do grupo gerador 3 (onde ficarão outras 12 turbinas), direcionando o fluxo da água do reservatório para dentro das tomadas d'água das turbinas.
Posteriormente à conclusão do enchimento do reservatório este material ficará submerso sem nenhuma consequência.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS