Mais de mil pessoas do meio rural estão inscritas nos cursos on-line do programa EaD SENAR neste ano. Em Rondônia o programa de Educação a Distância (EaD) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) registrou 1.173 inscrições em 2011, o que garantiu ao estado a terceira posição da região Norte em número de participantes, ficando atrás somente do Pará (1.629) e do Tocantins (1.618).
Para o gestor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Rondõnia, Oscar Ito, essa modalidade de ensino-aprendizagem a distância tem atraído muita gente, justamente pelo fato “do participante determinar seu próprio local e tempo de dedicação ao estudo, que não precisa ser necessariamente, o mesmo do tutor, permitindo assim, uma independência e autonomia maior do que ocorre na modalidade de Educação Presencial”.
O EaD também tem como objetivo também aumentar a rentabilidade dos negócios e garantir a sustentabilidade do meio ambiente. Através do portal as pessoas do meio rural de todo território nacional tem acesso a de 17 cursos técnicos que podem ser acessados pela página da web http://www.senar-ro.org.br/.