A prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento do Interior (DAI), realizou na manhã desta quinta-feira, na biblioteca Francisco Meireles, sua reunião mensal. Estiveram presentes os administradores de Calama, Fortaleza do Abunã, Extrema; Nova Califórnia; Demarcação; Jacy Paraná; Abunã; São Carlos e União Bandeirantes.
Para Francisco Tyer, diretor do DAI, a reunião tem como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas em setembro e discutir melhorias e ações previstas para o mês de outubro, além disso, promover maior integração dos distritos. “Quando assumimos o DAI lançamos a ideia dos administradores do Baixo Madeira conhecerem os distritos da BR 364 e estes consequentemente os do Baixo Madeira, porque muitos não conheciam a realidade uns dos outros e isso fez com que houvesse melhor entendimento das dificuldades e assuntos específicos de cada localidade”, disse Tyer.
José Ilson aproveitou para informar sobre a contribuição da prefeitura no distrito de Extrema. “Estamos colhendo bons frutos das ações da prefeitura, um desses é o da Tenda da Cidadania, quando muitos puderam participar dos cursos realizados pela secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo e agora estão ganhando dinheiro, aumentando consideravelmente a sua renda graças à capacitação que receberam”, comenta José Ilson.
Participaram também da reunião mensal com administradores distritais representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente; de Serviços Básicos e da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano. Durante o encontro foi citada a realização da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, que acontece de 10 e 11 de novembro no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.
Waldery Nogueira presidente da Coordenação Executiva da 1ª Consocial convocou os administradores para se fazerem presente ao evento, dada sua importância para toda a cidade. “Os administradores distritais devem participar de forma efetiva das reuniões que acontecerão nos distritos como parte integrante do processo que resultará na Conferência Municipal”, disse.
Educação Ambiental
Semayra Moret da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) falou sobre o 1° Seminário de Educação ambiental que será feito nos distritos. “O seminário servirá para a construção do Plano municipal de Educação Ambiental, também queremos fazer o lançamento do edital de projetos do fundo municipal de meio ambiente”, afirma Semayra.
Iluminação e Contratação de Pessoal
Mário Sérgio e Wilson Gomes, presidente e assessor técnico da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) esclareceram aos administradores sobre a questão da iluminação feita nos distritos. “A iluminação já está sendo executada e praticamente todos os distritos já estão iluminados. A nossa preocupação é mantê-los assim e para isso estamos buscando junto aos administradores a contratação do pessoal do local que tenham cursos de eletricista para estarem participando desse processo”, esclarece Mário Sérgio.
Coleta de Lixo
Wilson Correia, gestor de contrato de lixo da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), falou sobre a coleta e transporte e disposição de resíduos domiciliares e ouviu os administradores sobre a situação de cada distrito. “Queremos ver as áreas disponíveis e saber como está o manejo das áreas que recepcionam o lixo, também disporemos de uma solução para os distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre, Fortaleza e Abunã, verificar novas áreas para a disposição de resíduos”, explica o gestor. Wilson esclareceu ainda a importância de encontrar destino certo para os resíduos de União Bandeirantes e sobre a preocupação com o aumento significativo do lixo em Jacy Paraná.