97 anos da criação do município e Porto Velho – Parabéns minha Cidade - Por Ruzel Costa

Muito se comenta as tristes e preocupantes matérias vinculadas na mídia nacional apresentado a nossa capital como uma das piores em saneamento básico (serviços de água, coleta e tratamento dos esgotos) segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil. O Institu

97 anos da criação do município e Porto Velho – Parabéns minha Cidade - Por Ruzel Costa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Muito se comenta as tristes e preocupantes matérias vinculadas na mídia nacional apresentado a nossa capital como uma das piores em saneamento básico (serviços de água, coleta e tratamento dos esgotos) segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil. O Instituto Trata Brasil foi criado em julho de 2007 é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no país. As pesquisas do Instituto apontam as piores em saneamento. As 10 últimas cidades no ranking foram Canoas (RS), que atende apenas 14% da população com coleta de esgoto; Jaboatão dos Guararapes (PE) com 8% de coleta; Macapá (AP) com 7%; Ananindeua (PA) e Nova Iguaçu (RJ) sem nenhuma coleta; Belém (PA) com 6% de coleta, São João de Meriti (RJ) sem coleta de esgotos; Belford Roxo (RJ) com 1% de coleta; Duque de Caxias (RJ) sem coleta e Porto Velho (RO) com 2% de coleta e que ocupa a última posição.
 
Nessas condições o município completa 97 anos de bons e lamentáveis momentos.
 
Pequena história Pela Lei 741 de 30 de outubro de 1913 (quinta-feira) na administração do Governador do Amazonas Jonathas Pedrosa é criado o termo Porto Velho anexo à Comarca de Humaitá.

A LEI Nº 757 DE 2 DE OUTUBRO DE 1914 (sexta-feira)

Crea o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, à margem direita do rio Madeira, e dá outras providencias.

O DR. JONATHAS DE FREITAS PEDROSA, Governador do Estado do Amazonas, etc.
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléa Legislativa do Estado decretou e eu sanccionei a seguinte LEI :
Art. 1º - Fica creado o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, á margem direita do rio Madeira, tendo os limites estabelecidos pelo Decreto nº 1063 de 17 de Março do corrente anno para aquelle Termo Judiciário.
Art. 2º - O Poder Executivo fica autorisado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira Mamoré Raylway Company e os proprietarios de terras para a fundação immediata da povoação, aproveitando na medida do possivel, as obras do saneamento feitas ali por aquella companhia, e abrir os créditos necessários à execução da presente lei.
Art. 3º - O primeiro governo do municipio será constituido por nomeação do governador do Estado e o seu mandato se extenderá até 31 de Dezembro de 1916.
Manda, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução desta Lei pertencer que a cumpram e façam cumprir fielmente.
O sr. secretario do Estado a mande imprimir, publicar e correr.
 
Palacio do Governo, em Manáos, 2 de Outubro de 1914.
Dr. Jonathas Pedrosa.
Publicada a presente Lei nesta Secretaria do Estado, aos 2 dias do mez de Outubro de 1914.
Osman Pedrosa
 
Na manhã de domingo 24 de janeiro de 1915, foi instalado o município de Porto Velho, assumindo o governo municipal o Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia de Souza Brejense, maranhense (1873-1929), juntamente com os intendentes (vereadores) José Jorge Braga, Luzitano Corrêa, Manoel Felix, Antônio Sampaio e José Camargo. Atualmente são 16 vereadores, mas a Câmara Municipal aprovou o aumento de mais 5 cadeiras, totalizando para as próximas eleições municipais 21 vereadores. A questão não está no aumento do número de vereadores, mas sim na qualidade.
 
 O nome Porto Velho
 
As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente às pedras da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem um porto localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável. Era chamado por alguns de "porto velho dos militares" fazendo referência a um ponto de apoio e estratégico deixado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) quando o Imperador D. Pedro II, mandou um pelotão da guarda imperial para a proteção da fronteira em Santo Antônio, com receio de uma invasão boliviana simpatizante da questão paraguaia. A Guerra acabou e ficou um ponto logístico conhecido como “Porto Velho dos Militares”.   
A primeira eleição ocorreu em dezembro de 1916 sendo eleito o baiano Joaquim Augusto Tanajura (1878-1941). A Lei 5839 de 21 de setembro de 1943 (terça-feira) define a cidade de Porto Velho como a capital do Território Federal do Guaporé.
 
 Hino de Porto Velho que muitos ainda desconhecem
 
Letra por Cláudio Feitosa
Melodia Cláudio Feitosa
 
No Eldorado uma estrela brilha
Em meio à natureza, imortal:
Porto Velho, cidade e município,
Orgulho da Amazônia ocidental,
 
São os seus raios estradas perenes
Onde transitam em várias direções
O progresso do solo de Rondônia
E o alento de outras regiões.
 
Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé.
 
És a cabeça do estado vibrante:
És o instrumento que energia gera
Para a faina dos novos operários,
Os arquitetos de uma nova era.
 
No Eldorado uma gema brilha
Em meio à natureza imortal:
Porto Velho, cidade município,
Orgulho da Amazônia ocidental.
 
Curiosiodades sobre Porto Velho
 
. Atualmente, conta com 67 bairros e mais de 2000 ruas.
. Apresenta extensão territorial de 34.096 km², maior que muitos países.
. Sua primeira rua era foi a da Palha (comércio variado), atual Natanel de Alburqueque no Centro.
. A Rua Presidente Dutra era chamada de Divisória (dividia a Via Férrea do restante da cidade) e a Avenida Sete de Setembro era chamada de rua do comércio.
. A Avenida Imigrante na realidade denomina-se Avenida dos Migrantes.
. Sua populaçao segundo (Censo Ibge 2010) é de 428. 527 habitantes, sendo 217.618 do sexo masculino e 210.909 do sexo feminino, com densidade demográfica 12,57 hab/km².
. Segundo o Guinness Book – O Livro dos Recordes edição 1997, cita o rio Madeira como o maior afluente do mundo.
. O prédio da UNIR Centro era ocupado antes pelo Porto Velho Hotel, inaugurado em 1953 e desativado em 1974.
. A Maternidade Municipal Mãe Esperança reverencia a Mãe de Santo, parteira Esperança Rita da Silva, nascida na cidade de Codó, estado do Maranhão (1888-1975) que fundou em junho de 1914 a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, no Bairro Mucambo.
. O trecho da rodovia BR-364 entre a cidade de Candeias do Jamari e o Campus da Universidade Federal de Rondônia, passa a ser denominada a partir de 26 de julho de 2011 “Rodovia Chiquilito Erse”
 
Professor Ruzel Costa Geografia da Rede Estadual de Ensino, Escola Pública de Transito- EPTRAN/DETRAN Centro Educacional Objetivo, Faculdade FARO e Colégio Interação-GEO em Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS