Rondônia já conta com Sistema de Doação de Órgãos

Rondônia já conta com Sistema de Doação de Órgãos

Rondônia já conta com Sistema de Doação de Órgãos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A implantação do Sistema de Transplantes de Órgãos em Rondônia será feita em três fases: Sistema de Doação de Órgãos; programa de Assistência ao paciente transplantado e o serviço de transplantes de órgãos propriamente dito. A primeira fase teve seu início, em Porto Velho, há aproximadamente 30 dias. A ação do Governo de Rondônia junto com a Secretaria Estadual de Saúde visa estabelecer uma rede de unidades de saúde públicas e privadas, que aja em parceria para proporcionar a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, a entrevista familiar e a doação e retirada de órgãos.
 Rondônia já conta com Sistema de Doação de Órgãos
Segundo o gerente da Central Estadual de Transplantes de Rondônia (Cetro), Alessandro Prudente, “a doação de órgãos é o primeiro passo para instituirmos um sistema integral de transplantes de órgãos em nosso Estado. Inicialmente as ações serão concentradas no Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II e no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro”.
Doador
Qualquer pessoa que esteja com morte encefálica poderá ser um doador de órgãos. A morte encefálica ocorre quando as funções do cérebro param de forma irreversível e apenas o coração e o pulmão continuam funcionando com ajuda dos aparelhos.
A doação e retirada de órgãos ocorrerá apenas se houver a expressa autorização dos familiares. Isso reforça a importância de se discutir o assunto da doação entre os parentes, pois só assim a família tomará uma decisão bem fundamentada.
Não poderão ser doadores apenas aqueles portadores de doença que poderão afetar o paciente receptor, tais como AIDS, câncer e infecção generalizada.
Não há limite de idade para a doação dos órgãos, desde que o quadro clínico da pessoa seja bom e compatível com o receptor, o que quer dizer mesmo tipo sanguíneo, peso e tamanho dos órgãos semelhantes e compatibilidade genéticas que evitam a rejeição.
Plantão
Para avaliar os pacientes que podem ser doadores, foi criada no Estado uma equipe de profissionais de saúde denominada Organização para Procura de Órgãos (OPO). A OPO consta de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, que estão à disposição 24 horas por dia para realização de todo protocolo de doação. O processo de doação se inicia com a suspeita de morte encefálica. Após vários exames clínicos e complementares, se a morte for confirmada, a família é convocada para que seja oferecida a oportunidade de doação. Se houver concordância dos familiares, a cirurgia para retirada de órgãos é realizada e os receptores com maior urgência ou mais compatíveis são identificados em uma lista única nacional.
Segundo o gerente da Cetro, Alessandro Prudente, desde sua criação, a OPO registrou onze notificações de potenciais doadores, confirmou dois diagnósticos de morte encefálica e ainda não efetivou a doação de órgãos por questões técnicas. “Estamos apenas começando, mas já podemos perceber o compromisso dos profissionais dos pronto-socorros e UTIs em notificar os casos de morte encefálica à OPO. Além disso, as famílias têm sido muito receptivas à ideia de ajudar alguém que precisa em um momento de grande sofrimento pela perda de um ente querido”, disse Alessandro Prudente.
Esperança
De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Orlando Ramires, com esse sistema em funcionamento, os candidatos a transplantes, tais como aqueles que fazem hemodiálise, os que têm doenças graves do fígado ou cegos, devido a problemas nas córneas, “poderão voltar a ter esperanças e sonhar com melhoria de sua qualidade de vida, que só ocorrerá se forem rompidas as barreiras dos mitos, preconceitos e, principalmente, da desinformação sobre a morte encefálica e a doação de órgãos”, explica o secretário.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS