Após indeferimento da liminar pelo Judiciário, MP comprova ilegalidade do contrato do Detran com a empresa ATTPS Informática

Após indeferimento da liminar pelo Judiciário, MP comprova ilegalidade do contrato do Detran com a empresa ATTPS Informática

Após indeferimento da liminar pelo Judiciário, MP comprova ilegalidade do contrato do Detran com a empresa ATTPS Informática

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após a decisão da Juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, que indeferiu o pedido liminar, ou seja, não suspendeu o contrato firmado pela empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A. com o DETRAN/RO para a prestação de serviços de registro de contratos de financiamento de veículos automotores no Estado, a ação popular que apontou uma série de irregularidades no mencionado contrato foi enviada ao Ministério Público Estadual para emissão de parecer.
O parecer, datado de 30/08/2011, foi no sentido da total procedência da ação, destacando que a modalidade da licitação escolhida foi indevida, tal qual o tipo de licitação. Além disso, classificou como ilegal a utilização de taxa conforme efetuado pelo DETRAN/RO, pois não existe Lei prévia instituindo a citada taxa e a arrecadação ainda ocorre pela própria por empresa contratada, a ATTPS, um verdadeiro absurdo.
O Ministério Público observou que a licitação realmente foi direcionada, conforme indicado pelo Autor da ação popular.
Ficou constatado também pelo MP a violação à competitividade com a exigência dos atestados específicos no edital de licitação que resultou na contratação da ATTPS, concluindo “pela procedência dos pedidos da inicial anulando-se o pregão presencial nº 003/2010 impondo-se a condenação prevista na Lei da Ação Popular”.
As constatações do Ministério Público Estadual seguiram o esperado, pois as ilegalidades na contratação da empresa ATTPS pelo DETRAN já haviam sido evidenciadas pelos técnicos do Tribunal de Contas e pelo Ministério Público de Contas.
Somente a Juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, e o Governo do Estado, já que o vice-governador é o Diretor do DETRAN, insistem em fechar os olhos para as inúmeras ilegalidades que viciam o contrato e a licitação, como falta de concorrência, direcionamento e cobrança de taxa por empresa particular.
É realmente assustador!!! A lesão ao patrimônio público salta aos olhos, pois quando reconhecida a ilegalidade das “taxas”, todos aqueles que pagaram pelas mesmas poderão requerer, e com certeza o farão, a devolução das mesmas, e em dobro, já que houve uma cobrança indevida (artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor).
Quem assumirá a responsabilidade pela devolução das taxas à população? O vice-governador? O Governador? NÂO. Quem arcará com os custos e devolverá o dinheiro àqueles que pagaram os valores ilegais serão os próprios cidadãos rondonienses que pagam regularmente seus impostos e que efetivamente deveriam decidir sobre o que é melhor para o Estado, pois o que são os governantes senão os representantes da vontade popular? Ao menos deveriam tentar fazer isso.
No dia 10/09 venceu novamente o prazo do contrato do DETRAN com a empresa ATTPS. O contrato já foi renovado uma vez, em março, e agora, renovado de novo. O que será preciso fazer para mostrar às autoridades responsáveis pelo caso, a Juíza da 1ª Vara, o Conselheiro do Tribunal de Contas, Francisco Carvalho da Silva e o Diretor do DETRAN, que por acaso é o vice-governador, que o referido contrato é ilegal?
Sem dúvida não foi e não é só a empresa ATTPS Informática quem está lucrando com o contrato ilegal firmado com o DETRAN, pois o Ministério Público Estadual, os técnicos do Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas já atestaram as inúmeras ilegalidades na contratação da ATTPS pelo DETRAN e mesmo assim o Estado de Rondônia, pelos poderes competentes e autoridades responsáveis, Judiciário (Juíza da 1ª Vara), Executivo (vice-governador) e Legislativo (Tribunal de Contas), insiste em manter o contrato ilegal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS