Prefeitura inicia recadastramento de táxis com final da placa nove e zero

Prefeitura inicia recadastramento de táxis com final da placa nove e zero

Prefeitura inicia recadastramento de táxis com final da placa nove e zero

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho iniciou na tarde de quinta feira (15) o recadastramento anual dos veículos autorizados para atuarem como táxi na cidade, com final das placas nove e zero. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), através da Coordenadoria de Transportes e do Departamento de Táxis. Os motoristas que atuam nesses veículos, tanto o titular quanto o auxiliar (viração) também passam pelo procedimento para se regularizarem junto ao Município. 

 

O coordenador de transportes, Rogério Viana, disse que o recadastramento é importante e dá tranqüilidade tanto para os trabalhadores quanto para a prefeitura, evitando que o taxista passe por transtornos. “Estamos intensificando a fiscalização e quem não estiver legalizado será notificado a comparecer na Semtran. Se persistir poderá sofrer outras penalidades, conforme especificadas em lei”, afirmou. 

Nesse trabalho, a prefeitura segue o cronograma de atendimento informado à categoria, e que também foi repassado para o Sindicato dos Taxistas. Para evitar tumultos, diariamente são atendidos cinco motoristas, no período das 8 às 14 horas. Ainda de acordo com Viana, a prefeitura criou um selo para identificar os veículos vistoriados e em condições de atender a população. Através do selo, os usuários saberão quem está regularizado ou não.   
Orientações 

 

Além do recadastramento, a Semtran está promovendo reuniões com os taxistas para explicar seus direitos e deveres. A palestra para os proprietários de veículos de placa final nove e zero aconteceu no auditório do Sest/Senat, na BR-364. Técnicos da secretaria informaram sobre o regulamento do transporte de passageiros, tiraram dúvidas e prestaram outras informações, como não entregar o veículo para quem não está cadastrado. “A filosofia da prefeitura hoje, é orientar primeiro e esclarecer o cidadão”, completou Viana. 

Esse mesmo procedimento já foi feito com os mototaxistas. Posteriormente será a vez das pessoas que fazem transporte escolar, em seguida os “fretistas” e por último os ônibus do sistema de transporte coletivo da Capital. “Todos eles só podem operar se estiverem devidamente regularizados e vistoriados”, explica.  
Documentos 

 

Para se recadastrar, é necessário que o motorista apresente os documentos pessoais, certidões de antecedentes criminais, atestado de sanidade física e mental, certidão de tributos municipais, comprovante de pagamento da contribuição sindical, como determina o Ministério do Trabalho e Emprego. “Somente quem apresentar toda a documentação poderá ter a sua Autorização Administrativa Municipal (AAM) renovada”, enfatiza o coordenador de transportes. 

Além da documentação pessoal, os condutores devem está com os documentos dos veículos em dia e todos os itens de segurança. É preciso que o carro seja aprovado na vistoria, procedimento feito anualmente. Na vistoria tudo é observado, desde a pintura característica do táxi (branco com faixa azul), faróis e lanternas, dentre outros itens. “Com isso, estamos primando pela segurança dos usuários”, finalizou.

 

Conforme a Semtran, existem 170 taxis com final de placa nove e zero atuando em Porto Velho. No geral, a frota inteira soma 750 veículos. Quem ainda não fez o recadastramento deverá comparecer à Semtran para agendar atendimento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS