Representantes da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação (Deti), do Estado de Rondônia, e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentaram na última semana o piloto do programa de gestão por indicadores que será aplicado no Programa de Saúde da Família (PSF) de Ariquemes. O encontro aconteceu na Delegacia Regional de Saúde do município e reuniu vários secretários municipais de saúde da região.
Na ocasião Marcelo Farias Braga, diretor executivo de Tecnologia de Informação (TI) e Carlos Augusto Malty Júnior, diretor executivo adjunto de TI, acompanhados de Alexandre Machado, assessor especial de TI, e do médico Orlando Ramires, secretário estadual de saúde, mostraram na prática como vai funcionar o projeto desenvolvido pela Deti. Segundo Braga, o piloto irá utilizar a ferramenta GRC (Governança Riscos e Cumplicidade) que oferece uma estrutura eficiente de alinhamento organizacional.
Ou seja, o programa de gestão por indicadores irá administrar os processos mais essenciais relacionados ao atendimento de pacientes do PSF, assim também como irá atuar em atividades como indicadores de desempenho, gestão de riscos e serviços e ações corretivas. O propósito da Deti e da Sesau é automatizar todo o processo de atendimento do PSF, através de georeferenciamento por satélite.
A partir da implantação do programa, todos os procedimentos que envolvam o processo de atendimento serão digitalizados e processados em tempo real. Conforme Marcelo Braga, o programa também irá permitir oferecer soluções para o controle dos erros detectados. “O sistema está aberto para todas as adequações necessárias que a saúde precisar. Quem irá ditar o que ele irá precisar controlar, serão os próprios servidores da saúde e não o contrário”, explicou o diretor executivo de TI.
A ideia é que os agentes de saúde utilizem iphones nos atendimentos. Dessa forma, além de permitir que as consultas sejam marcadas, via satélite, se algum caso de emergência for detectado, as informações serão enviadas automaticamente pelo sistema aos gestores que darão prioridade a este atendimento. "os gestores e envolvidos poderão acompanhar todas as atividades em tempo real, como se estivessem ao lado dos executores", pontuou Malty.
Conforme o diretor executivo Adjunto de TI, essa tecnologia que está sendo utilizada, já é empregada em vários países. Na área de saúde, neste segmento de atuação (PSF) ela será pioneira no Brasil. O secretário estadual de saúde disse estar “extremamente esperançoso com este projeto”, comentou Orlando Ramires que afirmou ainda que a Sesau tem o objetivo de expandir este programa para os demais municípios do Estado e também para outras áreas da saúde.