Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo termina na Sexta-Feira 16

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo termina na Sexta-Feira 16

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo termina na Sexta-Feira 16

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura Municipal de Ariquemes por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) convoca os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo, comparecendo na Unidade Básicas de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, munido do cartão de vacinação até o próximo dia (16.09), nos seguintes horários: das 7h ás 12h e das 14h ás 17h.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Jeanne Silva Costa, a meta do município de Ariquemes era vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra Poliomielite e contra o Sarampo as crianças na faixa etária de 1 a menores de 7 anos. E até o momento a vacinação em Ariquemes conseguiu o índice de 95,93%, mas importante prevenirmos contra essas doenças, disse Jeanne.
Jeanne explica que a Paralisia Infantil é uma doença infectocontagiosa grave. E na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores. Essa doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus selvagem I, II, III), e a infecção ocorre, principalmente, por via oral.
Já o Sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa também transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, ao falar ou ao respirar.
De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema – que é uma erupção cutânea que ocorre em consequência de doenças agudas provocadas por vírus, protozoários ou cocos (bactérias de forma esférica), como o Sarampo, em até quatro dias após o surgimento das manchas. 
“Portanto, a vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra essas doenças, para que Ariquemes fique livre da Paralisia Infantil e o Sarampo, é necessário que todas as crianças sejam vacinadas”, conclui Jeanne.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS