Encontro técnico reúne FIERO, órgãos públicos e privados para discutir PPA

Encontro técnico reúne FIERO, órgãos públicos e privados para discutir PPA

Encontro técnico reúne FIERO, órgãos públicos e privados para discutir PPA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta terça-feira, 06, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO/RO), aconteceu o “Encontro Técnico para o Planejamento da Aplicação de Recursos para 2012”. A reunião com coordenação do Banco da Amazônia (BASA) teve o objetivo de apresentar os planos de ações do Plano Plurianual (PPA) para o ano de 2012 e relacionar as experiências já realizadas para o desenvolvimento sustentável no estado.
 
Na abertura, o superintendente do BASA, Valdecir Tose, mostrou o desempenho realizado e os números das aplicações feitas pelo Banco da Amazônia no Estado e destacou a importância do encontro. “O banco está unido com a comunidade, iniciativa privada e governo do estado para definir melhor a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e de outras fontes para investimento em Rondônia”.
 
O superintendente da FIERO, Gilberto Baptista - representando o presidente Denis Roberto Baú -, falou sobre as principais ações da iniciativa privada na contribuição para o desenvolvimento sustentável e as perspectivas para 2012. “As empresas buscam utilizar ferramentas de gestão empresarial e ambiental na possibilidade de compreender os ciclos naturais e de saber produzir muito mais com menor impacto ambiental”.
 
O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal ao longo de um período de quatro anos. O Secretário adjunto, Avenilson Trindade, da Secretaria de Planejamento falou dos objetivos, das prioridades e as metas do PPA 2012-2012 pretendidos pelo Governo do Estado de Rondônia. “Dentre nossas ações, queremos apoiar o desenvolvimento de cadeias produtivas, ampliar investimentos em ciência, tecnologia e inovação, entre outras”, citou.
 
O Ministério da Integração Nacional (MI) teve Wanderlei Barreto como seu representante que discorreu sobre a “Política Nacional de Desenvolvimento Regional” – PNDR – no contexto do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Wanderlei articulou sobre as ações do ministério junto ao FNO, “queremos divulgar os programas de linhas de crédito para estimular a tomada de financiamentos, principalmente junto aos mini e pequenos produtores rurais e ainda, às micro e pequenas empresas nos espaços prioritários da PNDR”.
 
Uma das estratégias de atuação do Governo Federal para o desenvolvimento do país é a realização de ações integradas de políticas públicas para “Arranjos Produtivos Locais” – APL’s – tanto o BASA como o MI destacam a relevância dessas ações. O Gerente Executivo BASA, Oduval Lobato enfatizou as oportunidades para os negócios sustentáveis. “É de extrema importância que haja políticas integradas para ajustar a situação atual dos projetos estruturantes desenvolvidos no estado”.
 
Ao final do encontro houve a apresentação da situação em que os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a análise de como essas obras estão em Rondônia. Além de sugestões, críticas e proposições para ajustes de melhorias para o plano e os procedimentos operacionais. Gilberto agradeceu a todos os participantes e destacou o compromisso entre as parcerias para a plena expansão econômica de Rondônia. “Enxergar a sustentabilidade é ter a chave do futuro e o sucesso nos negócios”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS