AGROINDUSTRIA - Cresce a demanda pelo abacaxi de Abunã

AGROINDUSTRIA - Cresce a demanda pelo abacaxi de Abunã

AGROINDUSTRIA - Cresce a demanda pelo abacaxi de Abunã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Até pouco tempo o agricultor familiar Ozair Cândido de Jesus, 42, era criticado pelos vizinhos por acreditar que a cultura do abacaxi seria uma atividade lucrativa. Apesar das críticas Ozair e sua família confiaram na experiência de um vizinho do assentamento onde vivem, que obteve bons resultados financeiros com a venda do produto. Há quase quatro anos começaram a plantar mudas de abacaxi e hoje possuem 80 mil pés.
Antes da primeira colheita Ozair e sua família passaram por muitas dificuldades. Para investir na lavoura e esperar a venda dos primeiros frutos, que ocorreu em 2010, os agricultores tiveram que vender uma casa em Nova Mamoré e o carro que usavam para se locomover. Dona Geraldina, sua mulher, trabalhou como empregada doméstica e ele como operário em uma obra de construção de rodovias. “Investimos tudo o que tínhamos, mas confesso que às vezes perdia o sono preocupada com as dívidas”, desabafa a agricultora. O esforço valeu a pena. Já na primeira safra a família pôde investir em um pequeno caminhão para o transporte dos frutos, que foram vendidos em Porto Velho. Em2011 a produção dos agricultores da região onde vive a família de senhor Ozair está bastante disputada.
O projeto Tempo de Empreender Rondônia, desde agosto de 2010, tem investido na viabilização técnica e econômica da produção e comercialização de frutas de agricultores familiares da região de Abunã. Tempo de Empreender é realizado peloSebrae em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, construtora Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil, empresa criada especialmente para investir no projeto da Usina Hidrelétrica Jirau (UHE Jirau). A assistência técnica oferecida pelo projeto proporcionou a otimização da lavoura por meio da análise do PH do solo, fornecimento de mudas, calcário, adubo e orientação nos tratos culturais.
O primeiro encontro de negócios do projeto proporcionou aos produtores bons contatos de compradores, entre eles o Supermercado Araújo e o Varejão da 7. O refeitório da UHE Jirau pretende firmar, com a cooperativa de produtores de Abunã, um contrato de compra de três mil frutos por semana. Devido à qualidade do abacaxi produzido na região, que é extremamente saboroso, há diversos clientes interessados na compra da produção dos agricultores, no entanto, ainda não há produto suficiente para atender à crescente demanda. O principal período da safra ocorre entre os meses de agosto a dezembro. Através do projeto Tempo de Empreender diversas famílias da região já plantaram mudas de abacaxi, mas as plantas começarão a produzir somente em 2012.
O fortalecimento da cooperativa dos produtores de Abunã é uma das ações do projeto. Planeja-se instalar uma câmara fria para o armazenamento dos frutos em sua sede, assim como profissionalizar o planejamento e escoamento da safra, através da indução dos frutos durante o período de floração, para que os produtores possam calcular a produção de frutos durante o ano inteiro.
Parceiros
Tempo de Empreender Rondônia é uma realização do Instituto Camargo Corrêa, Sebrae, construtora Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes e Semagric.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS