O Ministério Público de Rondônia passa a contar com 131 Integrantes em sua missão de defender a sociedade, com a posse de seis novos Promotores de Justiça Substitutos, ocorrida nesta sexta-feira (2), no auditório do edifício-sede da Instituição, em Porto Velho. Tomaram posse Eider José Mendonça das Neves; Fernanda Alves Pöppl; Laíla de Oliveira Cunha; Marcos Giovane Ártico, Thiago Gontijo Ferreira e Tiago Cadore.
O grupo, aprovado no 20º concurso público para provimento e formação de cadastro de reserva na carreira, foi empossado em sessão solene do Conselho Superior do Ministério Público de Rondônia, cerimônia em que prestou compromisso e recebeu a carteira funcional do MP-RO.
“Apesar dos esforços para estruturar e bem dotar a Instituição, estou convencido de que o principal desafio é ter uma consciência profissional que se harmonize com a evolução da sociedade”, disse o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, Presidente do Conselho Superior do MP-RO.
Ao desejar boas vindas aos novos Integrantes do Ministério Público rondoniense, o Procurador-Geral de Justiça destacou a identidade que a Instituição estabeleceu com o povo rondoniense, em decorrência de sua rigorosa atuação em defesa da probidade administrativa. “Em uma região amazônica, também destaco nossa atuação em favor da vida e da biodiversidade. Estou certo de que contaremos, a partir de agora, com o valoroso reforço dos senhores”, acrescentou.
Também presente, o Procurador de Justiça Osvaldo Luiz de Araujo, Integrante do Conselho Superior do MP-RO, destacou aos recém-empossados o leque de atribuições da Instituição, afirmando que os desafios crescem à medida que o Ministério Público rondoniense apresenta resultados efetivos à população. “Não pensem no que os espera. Pensem no que a sociedade espera de vocês”, afirmou, durante o ato solene.
Falando em nome dos empossados, a Promotora de Justiça Substituta Laíla de Oliveira Cunha afiançou a disposição e coragem do grupo para enfrentar os desafios que serão impostos pela atuação como integrantes do Ministério Público. “Trabalharemos pautados na busca pela Justiça e pelos direitos dos cidadãos rondonienses”, disse.
Os novos Promotores de Justiça também foram saudados pelo presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), Promotor de Justiça Marcelo Oliveira, que fez a entrega do bottom da Instituição.
Os Promotores de Justiça recém-empossados se juntam aos 107 Promotores de Justiça que já fazem parte do quadro de carreira da Instituição, além dos 18 Procuradores de Justiça.
Estiveram presentes à solenidade de posse os Procuradores de Justiça Airton Pedro Marin Filho, Corregedor-Geral do MP-RO, Ivo Scherer e Rita Maria Lima Moncks, todos Integrantes do Conselho Superior; o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Marcos Alaor Diniz; o Procurador-Geral do Estado, Valdecir Maciel, além de demais autoridades civis e militares.