Quem te viu, quem te vê - Por Valdemir Caldas

Quem te viu, quem te vê - Por Valdemir Caldas

Quem te viu, quem te vê - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem se acostumou a ver e ouvir, principalmente nos últimos meses, o deputado estadual José Hermínio Coelho (PT) chamar a administração de seu companheiro de partido e prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, de “incompetente e corrupta”, talvez não saiba, mas nem sempre foi assim.
Houve época em que Hermínio atuou como porta-voz do palácio Tancredo Neves, defendendo e apoiando as ações do prefeito. Discursos, relativos ao período em que Hermínio ocupou a cadeira de vereador na Câmara Municipal de Porto Velho, são a prova dessa assertiva.
Na sessão plenária do dia 17 de março de 2005, ao comentar a crise na saúde municipal, Hermínio reconheceu que o atendimento prestado à população era ruim, mas assegurou que a administração Sobrinho mudaria a face deformada do setor.
Na ocasião, chegou a anunciar a construção de postos de saúde nos bairros Jardim Santana, Mariana e São Francisco, além de uma policlínica na Zona Norte, no bairro União da Vitória, com padrões de atendimento semelhantes aos da cidade de Aracajú. E concluiu: “Eu tenho certeza absoluta que com três meses (sic) vocês estão falando mal da saúde, mas com certeza daqui a um ano vocês vão ver como a saúde de Porto Velho vai melhorar”. E melhorou, deputado?
No dia 3 de agosto de 2005, durante o Pequeno Expediente, Hermínio voltou à tribuna e, mais uma vez, teceu loas à administração Sobrinho. “... mas Roberto, eu e a maioria das pessoas que votaram no senhor (isto mesmo, antes era senhor, hoje...) acreditamos no cumprimento de suas promessas. Você pegou uma administração difícil. E para falar a verdade nunca passou um governo municipal que realmente fizesse um trabalho que beneficiasse a maioria da população como você está fazendo”.
Sobre o escândalo do mensalão, que arrastou latrina abaixo membros da cúpula do PT nacional, assim se pronunciou Hermínio: “A maioria dos políticos e militantes do Partido dos Trabalhadores são pessoas sérias e comprometidas. Nós não podemos misturar. Só porque Delúbio, Marcos Valério ou alguma pessoa do PT fez (sic) alguma besteira por aí, não podemos achar que a nossa administração municipal aqui em Porto Velho (nossa, deputado!) é capaz de ter essas práticas também. Não somos donos da verdade, mas essa não é a prática da pessoa do nosso prefeito Roberto Sobrinho”. Hoje, porém, a administração Sobrinho é considerada por Hermínio como “incompetente e corrupta”.
Em 8 de setembro de 2006,  por ocasião da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2007/2008, ao justificar seu voto, Hermínio afirmou que tinha muito orgulho de ser petista e que sempre apoiou as ações do prefeito Roberto Sobrinho porque elas eram benéficas para a maioria da população. Por que somente agora o senhor mudou de idéia, deputado?
É a dignidade de atitude da autoridade que desperta o respeito popular. Os homens públicos precisam ter força moral indiscutível para que os seus atos tenham legitimidade aos olhos do povo. A defesa do verdadeiro interesse coletivo mostra-se vital nesse processo, para que se possa construir uma sociedade legítima.
Não sei os motivos pelos quais Hermínio resolveu partir em tropelia contra seu companheiro Roberto Sobrinho. Fala-se que a raiz do problema seria a sucessão municipal do próximo ano. Sobrinho não quer vê-lo nem pintado de vermelho, quanto mais como seu sucessor. Verdade ou não, o certo é que Hermínio entrou num barco furado, que poderá levar para o fundo do oceano suas mais recônditas pretensões políticas.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS