Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, em Brasília, os docentes Mauro Sandro Pereira Correa e Inês Cirley acompanhados pela técnica Wilmen França – na ocasião representando a gerente Estadual de Educação do SESI/RO, Zaira Saavedra Wanderley – apresentarão o Projeto das Salas Tecnológicas, para os 27 presidentes de Federações de todo o Brasil, com o objetivo de implantar esse projeto em todos os Departamentos Regionais do SESI.
Zaira Wanderley explica que as “Salas Tecnológicas” integram um projeto pedagógico que contempla um conjunto de soluções tecnológicas educacionais que objetivam favorecer uma aprendizagem participativa e dinâmica, em que o estudante se torna protagonista na construção do conhecimento.
De acordo com a gerente estadual de Educação do SESI, a implementação do Projeto prevê a criação de salas de aula em que uma lousa interativa, assume o papel de elemento central de exposição de temas e conceitos, desempenhando, simultaneamente, a função de monitoração e orientação do trabalho individual ou de grupo. “Desta forma cada aluno, utilizando um computador portátil, passa a dispor de ferramentas que lhe permitem desenvolver e expor ideias, com capacidade de analisar, sintetizar e estruturar conhecimentos e conceitos”, afirmou.
A técnica Wilmen França ressalta que o professor, finalmente, passa a ser o facilitador antes idealizado. Munido das ferramentas necessárias para manter o ambiente ideal em sala de aula, minimizando os elementos de distração e potenciando a concentração, de modo a propor desafios e a facilitar os processos por meio dos quais cada estudante se desenvolve.
O projeto – realizado pelo Departamento Regional SESI Rondônia e apoio da Inovaeduc e Portal Educar Brasil - é composto por um Portal Educacional; tela interativa, acessórios (suporte inteligente, canetas interativas e cabos de conexão); desktops; projetores e acessórios (cabos de conexão e som embutido); softwares interativos; netbooks; capacitação técnica e pedagógica e internet.
Sobre o acompanhamento pedagógico a técnica acrescenta que será executado de forma constante mediante relacionamento com os principais usuários do projeto, como objetivo de facilitar sua implementação e adequação na escola. A capacitação e o acompanhamento pedagógico objetivam o auxilio na transposição das aulas para o ambiente inovador, bem como da exploração do seu máximo potencial.