14,8 GRAUS - Porto Velho teve a manhã mais fria do ano
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A forte massa de ar polar que mudou o tempo em toda Rondônia neste fim de semana foi responsável pelo menor registro de temperatura desse ano na capital Porto Velho, afirma a Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Na manhã desta segunda-feira (22/08), foram observados 14,8°C na estação instalada na Usina Hidrelétrica (UHE) de Santo Antônio, registro que superou o último recorde de 15,2°C, ocorrido no dia 5 de julho nesta mesma estação. A temperatura baixou ainda mais em outras localidades do município, chegando a 13,3°C na UHE Jirau.
Nesta manhã, passaram ainda mais frio os moradores de Vilhena, onde os termômetros chegaram a 10.4ºC; de Cacoal, que chegou a 12.4ºC; e Ariquemes, com 14ºC. Entretanto, apesar da forte intensidade, essa não foi a friagem mais significativa desse ano nessas e nas demais cidades que possuem estações meteorológicas no estado. Eventos ocorridos em junho e julho desse ano baixaram mais as temperaturas no interior de Rondônia. “Essa foi a décima friagem do ano, mas apenas a quarta significativa, ou seja, em que a temperatura baixou sensivelmente”, revela o meteorologista Diego da Costa e Silva.
Segundo estudos científicos dos profissionais do Sipam que enfocam especificamente o sul da Amazônia, não somente a queda brusca nas temperaturas caracteriza um evento de friagem, mas também a mudança na direção do vento (que passa a soprar do sul), o aumento da pressão atmosférica e alterações nas condições gerais do tempo. Por isso, ao contrário dessa vez, nem sempre uma friagem é sentida pela população.
Temperaturas voltam a subir
A previsão meteorológica indica que esse frio não dure muito tempo no estado, já que a massa polar começa a perder sua força a partir desta terça-feira (23). Entretanto, ainda fará frio durante as primeiras horas da manhã e à noite em todos os municípios. Durante à tarde a temperatura se eleva e já dará pra sentir a volta do calor. Nessa terça o tempo permanecerá claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!