Seminário do TCE sobre instituições de controle e o combate à corrupção é nesta quinta (11)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Estão abertas desde quinta-feira (11) as inscrições para o Seminário “Instituições de controle e o combate à corrupção no Brasil”, que o Tribunal de Contas realiza no próximo dia 18, em seu auditório. Para confirmar presença, basta entrar em www.tce.ro.gov.br/sigiep e preencher o formulário.
Direcionado a autoridades e servidores dos Poderes e do Ministério Público, membros da sociedade civil organizada, acadêmicos e interessados no assunto, o evento tem como proposta ampliar e fomentar o debate acerca da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos, com foco nas ações desenvolvidas pelas instituições de controle.
Para tanto, foram convidados palestrantes de grande conhecimento e experiência nos temas a serem abordados, além de membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas, que atuarão também como debatedores durante o evento.
Toda a programação será desenvolvida no próximo dia 18. A abertura está prevista para as 9 horas, com pronunciamentos dos conselheiros José Gomes de Melo, presidente do TCE, e Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), responsável pela organização do Seminário.
Já a palestra de abertura terá como tema “Instituições de controle e o combate à corrupção no Brasil” e será ministrada pelo professor da Unicamp, Bruno Wilhelm Speck, que tem pós-doutorado em Instituições Superiores de Controle pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, além de ter publicado diversas obras abordando o cenário das instituições públicas do país. Atuará como debatedor o conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva.
Na parte da tarde, mais dois temas serão enfocados: às 14 horas, o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Reginaldo Trindade, aborda “O papel do MPF no combate à corrupção”, tendo como mediador dos debates o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Adilson Moreira de Medeiros.
Já às 16h15, o auditor do TCE, Francisco Júnior Ferreira da Silva, enfocará o tema “A atuação do Tribunal de Contas no controle do erário”. O debatedor será o secretário-geral de Controle Externo do TCE, Luiz Gomes da Silva Filho. O evento termina às 18 horas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!