Uma pesquisa realizada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico e Turismo (Semdestur), apontou que o turismo é um dos principais motivos para que as pessoas venham visitar a capital de Rondônia. Segundo a enquete, promovida na semana passada durante a Expoacre, 64% do público vê o turismo como maior motivação para vir à Porto Velho. Negócios e trabalho aparecem em segundo lugar, com 13%, ao lado de visitas a amigos e parentes (13%), seguido de eventos e compras (7%), e saúde (3%).
Entre os principais atrativos turísticos apontados na pesquisa, o Shopping Porto Velho foi o mais mencionado, por 55% dos entrevistados. A estrada de Ferro Madeira Mamoré foi lembrada por 15%, como também o carnaval fora de época (15%) e a Expovel (9%).
Entre os entrevistados, 55% das pessoas revelaram que já estiveram mais de três vezes em Porto Velho, e quase 100% garantiu que pretende retornar.
A pesquisa também perguntou aos visitantes da Feira o que mais os teria agradado em Porto Velho. A hospitalidade da população foi o ítem mais mencionado, por 20% dos entrevistados, seguido dos restaurantes (18%), atrativos históricos (18%), diversões noturnas (16%), e eventos (18%).
Os entrevistados também foram questionados sobre quais seriam os pontos onde os governantes deveriam concentrar suas ações para se melhorar a cidade. A segurança foi a mais lembrada, por 48% das pessoas, com custo de vida (19%), transporte (13%) e hospedagem (10%), apontando alguma dificuldade com a baixa oferta de leitos nos hotéis. Conforme a pesquisa, 55% dos turistas que vêem a Porto Velho se hospedam em hotéis. Outros 42% ficam na casa de amigos ou parentes e 3% preferem alugar um imóvel.
Os dados apontados na enquete confirmam os resultados obtidos em pesquisas anteriores, como lembrou o coordenador municipal de Turismo, Jun Yamamoto. Segundo o coordenador “pesquisas como esta são fundamentais para que se alcance a eficácia no planejamento e gestão pública.