Responsabilidade Ambiental e Tecnologias no Mundo do Trabalho. Esse é o tema do 6º Circuito de Tecnologia da Informação e Profissões, que terá abertura nesta quinta-feira, 11, durante café da manhã, no auditório do Senac, em Porto Velho e, simultaneamente, em todas as unidades da instituição nos municípios de Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná. O Circuito tem como objetivo mostrar ações práticas individuais, coletivas e empresariais focando na preservação da vida e sustentabilidade do planeta para gerações futuras.
Espera-se um publico de aproximadamente de 10 mil pessoas em todas as unidades do Estado, durante palestras, oficinas, workshops que abordem a temática com informações, conhecimentos e práticas que envolvam e comprometam os participantes com a qualidade de vida no município, estado e região;
Alem disso, a proposta também é de disseminar conhecimento e novas tendências tecnológicas (digitais e de outras naturezas), relacionadas à temática do evento; possibilitar aos profissionais de segmentos ocupacionais variados (beleza, hospitalidade, informática e saúde) e propagar junto aos participantes do circuito a relação de suas práticas com a responsabilidade ambiental;
O TEMA
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Raniery Coelho, afirma que as temáticas relacionadas às questões do meio ambiente, apesar de oportunas, importantes e contemporâneas, de um modo geral, ainda provocam discussões extremadas: ao mesmo tempo em que são reverenciadas por alguns grupos, também são tratadas com inteiro descaso e indiferença por parte de outros. Não é diferente com a temática “Responsabilidade Ambiental e Tecnologias no Mundo do Trabalho”.
Esse fato em muito se deve ao entendimento de que a preocupação com o meio ambiente está associada ao radicalismo, ao extremismo de movimentos ambientalistas, postura essa, que até pode realmente ter caracterizado os primeiros movimentos em defesa da preservação ambiental. Hoje sabemos que esta é, contudo, uma imagem distorcida e equivocada dos fatos, porque o desenvolvimento científico e a realidade em que vivemos demonstraram, sobretudo nas últimas três décadas, o quanto o meio ambiente e suas alterações podem influenciar nossas vidas, inclusive sob o ponto de vista econômico.
Para o diretor regional do Senac, Hilton Gomes Pereira, “sabe-se que depois de séculos de exploração desenfreada do meio ambiente, que nenhuma atividade humana passa incólume. Todas as ações humanas têm alguma repercussão sobre o meio em que vivemos, desde atitudes aparentemente sem qualquer expressão, como é o caso do descarte desenfreado de tudo o que julgamos envelhecido, estragado e sem condição de uso, e que tratamos, portanto, como lixo”.
Para ele não há estudos conclusivos, mas boa parte dos problemas climáticos vivenciados em nossos dias tem sido relacionada ao aquecimento do planeta. Pequenas alterações de temperatura no mar podem ter enormes conseqüências sobre o regime de chuvas, por exemplo, gerando enchentes, como as vistas no sul e sudeste do nosso país, além de tufões, terremotos e tantos outros desastres ambientais ocorridos no planeta.
Raniery afirma que começa-se a deparar, com a realidade de dezenas de espécies animais e vegetais extintas, o que representa um total desequilíbrio ambiental, algo impensável há algumas décadas. Não há como fugir mais ao desafio maior que está posto às gerações atuais: Precisamos aprender a viver em nosso planeta, pois a terra, assim como quem nela habita, é um ser vivo que para manter-se saudável e em equilíbrio, necessita ser tratada com responsabilidade, daí a importância da temática que neste 6º Circuito de Tecnologia da Informação & Profissões.
LOCAL: AUDITÓRIO DO SENAC
ENDEREÇO: RUA TABAJARA/COM FARQUAR- PANAIR
HORA: 09h da manhã - (NOVE HORAS)