A prefeitura de Porto Velho está realizando diversas ações preventivas e repressivas com objetivo de conter a violência no trânsito de Porto Velho. Conforme o adjunto da Secretaria de Transportes e Trânsito (Semtran), João Marcos, desde janeiro deste ano, os trabalhos vem sendo intensificados. “Essas ações também fazem parte da parceria com o Governo do Estado”, disse. Ele lembra que Semtran, Detran e Companhia de Trânsito atuaram juntos nos grandes eventos - Expovel, Arraial Flor do Maracujá e Carnaval Fora de Época.
Na parte repressiva, João Marcos informa que a Semtran está combatendo os estacionamentos irregulares sobre calçadas e nas vias como Calama, José Amador dos Reis, Campos Sales, dentre outras, onde é permitido estacionar somente em um dos lados da pista. Ele cita que inúmeros condutores foram notificados, multados e outros até tiveram os veículos rebocados ao pátio do Detran, já que não acataram as orientações dos agentes de trânsito. O trabalho contou com apoio dos policiais da Companhia de Trânsito. “Estamos fazendo um esforço concentrado”, acrescentou.
Sobre as ações educativas, João Marcos destaca as blitzes realizadas nos mais diversos setores da cidade. Durante esse trabalho, os agentes orientam os condutores e também distribuem panfletos. O Departamento de Educação de Trânsito ainda realiza palestras nas escolas, acompanhadas de farta distribuição de materiais contendo todos os tipos de orientações, desde o uso do cinto de segurança, cadeirinhas, limites de velocidades e não dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas. As palestras foram realizadas inclusive em escolas dos distritos da capital.
Sinalização
Conforme o secretário, as ações da prefeitura por um trânsito melhor incluem ainda o recapeamento e sinalização de vias, aberturas de novas ruas, pintura de faixas de pedestres nos cruzamentos e em frente às escolas, retirada de rotatórias para colocação de semáforos e instalação de novos semáforos em vários cruzamentos. A engenheira Patrícia Miranda anunciou que em breve serão instaladas 14 mil placas com nomes de ruas (toponímicas) e outras 458 placas de origem e destino.
Mídia
João Marcos informou também que a Semtran está elaborando propostas a serem encaminhadas ao setor competente, visando realizar uma campanha intensa de conscientização através dos veículos de comunicação – Rádio e TV. A idéia é massificar os cuidados que os condutores devem ter para não se envolverem em acidentes.
Bares
Nos próximos dias, a prefeitura através da Semtran, também desencadeará uma campanha nos bares da cidade para conscientizar os motoristas a não dirigirem bêbados. “Vamos pedir para estas pessoas irem de carona ou de táxi”, declarou João Marcos.