Escolas da Ponta do ABunã apresentam Projetos do MP

O evento foi organizado pelo Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã – NEPA, e reuniu todas as Escolas das sedes dos quatro Distritos que compõem aquela Região: Escola Maria Jacira de Nova Califórnia, Escolas 13 de Maio e José Augusto da Silva de Extrema, Esco

Escolas da Ponta do ABunã apresentam Projetos do MP

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Realizado na última quinta – feira (21) em Fortaleza do Abunã, importante encontro sobre os Projetos do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação CAO – INF, do Ministério Público do Estado de Rondônia. Os projetos foram adotados e apresentados pelas Escolas Municipais da Região da Ponta do Abunã.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã – NEPA, e reuniu todas as Escolas das sedes dos quatro Distritos que compõem aquela Região: Escola Maria Jacira de Nova Califórnia, Escolas 13 de Maio e José Augusto da Silva de Extrema, Escola Maria Casaroto de Vista Alegre e a Escola Barão do Rio Branco de Fortaleza do Abunã, local da realização do evento. O CAO – INF do Ministério Público foi representado pelo senhor Antônio Cosme Salim Pereira, assessor jurídico da entidade, e a SEMED enviou duas técnicas da Divisão de Ensino Rural – DIER para acompanhar a apresentação dos projetos selecionados e executados pelas Escolas.

O Professor Marquelino Santana, Diretor do NEPA e organizador do evento, disse que todos os projetos apresentados foram aprovados pela comunidade escolar de cada Unidade de Ensino, conforme realidade vivida por cada Escola, e farão parte inclusive do Projeto Político Pedagógico de cada estabelecimento de Ensino. Os projetos selecionados e apresentados pelas Escolas da Ponta do Abunã foram os seguintes: Projeto “VENHA PRA ESCOLA” (EMEF Barão do Rio Branco); Projeto “ COSCIENTIZAR E PROTEGER”(EMEF Maria Jacira e EMEF José Augusto da Silva); Projeto “ EDUCAÇÃO LEGAL E REAL”( EMEF Maria Jacira; 

EMEF 13 de Maio; EMEF Maria Casaroto). Além dos projetos apresentados, o NEPA desenvolverá um projeto especial que envolverá todas as Escolas da Região, é o projeto “EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA VIDA”, que terá sua sede localizada no ramal Zé pequeno, Distrito de Nova Califórnia, e que terá uma parceria com a Polícia Militar de Extrema, representada pelo Sargento Volmar Duarte dos Santos, com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEDAM, escritório de Extrema, representado pelo fiscal Aparecido Ferreira da Silva e com o Centro de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público, para onde o projeto ainda será encaminhado para análise.

Marquelino agradeceu o apoio recebido da Secretária Municipal de Educação, Professora Maria de Fátima Ferreira e de todos os Diretores de Escolas que se envolveram de forma bastante relevante no suporte oferecido á realização do evento. Agradeceu ainda ao Promotor Marcos Valério Tessila, de quem recebeu as primeiras orientações, a diretora do CAO – INF, Promotora Tânia Santiago, do Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira e do senhor Antonio Cosme que veio oferecer todo apoio necessário a execução dos projetos, tendo inclusive orientado e distribuído cartilhas dos “NOSSOS PROJETOS, NOSSAS AÇÕES”, objetivando uma melhor qualidade no desenvolvimento das ações.

A Escola José Augusto da Silva de Extrema, que adotou o projeto “CONSCIENTIZAR E PROTEGER”, levou um grupo de alunos da Escola, devidamente uniformizados com as camisetas do projeto e realizou uma emocionante apresentação que deixou a todos encantados, foram os” ANJOS DA PAZ “ grupo de dança que já faz parte das ações do projeto selecionado pela Escola. A Escola apresentou ainda um dinâmico e artístico grupo cultural de capoeira do programa Mais Educação.

Os Diretores presentes, Eli Hosbach, Sebastião Dias, Aussorina de Oliveira, Célia Soares e Valmir de Souza Araújo, prometeram dar todo o apoio necessário á execução dos projetos, mas que vão depender muito do suporte oferecido pelo CAO-INF, SEMED e NEPA, para que de fato os projetos selecionados possam adquirir suas metas desejadas. Marquelino pretende ainda este ano fazer a primeira avaliação conjunta das ações dos projetos como forma de traçar um diagnóstico das atividades realizadas durante o segundo semestre deste ano letivo, propondo inclusive melhorias para 2012.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS