O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do município de Porto Velho estará distribuindo nas secretarias do município a “cartilha do segurado” que tem como finalidade melhorar o conhecimento dos segurados, quanto aos benefícios da Previdência e Assistência Médica. Consta na cartilha informativa, regras de aposentadorias, assistência medica, comunicados de acidentes e afastamento do trabalho e convênios médicos.
O presidente do Ipam, João Herbety, salienta que a cartilha do segurado é uma forma de buscar a transparência nas ações administrativas e de aproximar, cada vez mais, o segurado de seu instituto. Ao Ipam cabe a prestação de serviços de assistência médica, aos segurados e seus dependentes. O instituto é um órgão gestor das aposentadorias e pensões, responsabiliza-se, nessa condição, pelo pagamento de benefícios previdenciários aos aposentados da prefeitura e aos pensionistas.
Hoje, o Ipam atende mais de 22 mil segurados e dependentes. Mantém convênios com os melhores hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e óticas, além de um moderno sistema de atendimento odontológico gratuito. O Ipam atravessou períodos de dificuldades e até correu o risco de fechamento, principalmente com a aprovação da lei de reforma da previdência em 1998, que reorganizou os institutos previdenciários estaduais e municipais. Porém, a equipe técnica do instituto, vem mostrando evolução administrativa, patrimonial e operacional, consolidada com a autosustentação, proporcionada pelos próprios servidores municipais, através dos repasses mensais para o órgão, além da participação ativa da prefeitura de Porto Velho.