Representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estiveram durante dois dias em Porto Velho para debater, com o governo rondoniense sobre a carta-consulta enviada ao banco, no início do ano, visando o financiamento do Programa Integrado de Desenvolvimento Sócio Econômico Inclusivo do Estado.
Durante toda a quinta-feira (21), Irapuan Braga, gerente na área de Inclusão Social do BNDES, juntamente com o analista de sistemas da mesma área, Jorge Henrique de Araújo Souza, estiveram em visitas às unidades do governo para fazer um panorama da atual situação dos serviços públicos do estado, bem como os conhecer os espaços físicos onde são executados tais serviços.
Os representantes foram conhecer os presídios Ênio Pinheiro e Urso Branco, visitaram a Delegacia Geral da Polícia Civil, a Central de Flagrantes e Departamento da Polícia Especializada, além da escola estadual de ensino fundamental e médio Tancredo Neves, localizada na zona sul da capital.
Irapuan Braga e Jorge Henrique Souza estiveram, também, no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, acompanhados de um técnico da empresa Santo Antônio Energia, para ver de perto a dimensão da obra que está sendo realizada no rio Madeira.
Encerrando a visita ao Estado, os representantes do BNDES se reuniram com o governador Confúcio Moura, para uma avaliação das propostas do Estado para financiamento com o banco. De acordo com Irapuan Braga, a avaliação foi positiva, pois “o estado está se mostrando com muita capacidade de planejar, trabalhando ações passíveis de serem realizadas”.