Crise na saúde é antiga – Por Valdemir Caldas

Crise na saúde é antiga – Por Valdemir Caldas

Crise na saúde é antiga – Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A situação do estado de Rondônia penetra assustadoramente naquele terreno até onde ninguém de bom senso gostaria de ver: o da insustentabilidade de seus próprios serviços, isto é, aqueles que lhe cabem por obrigação administrativa mantê-los e que se constituem no seu dever para com a coletividade que paga os impostos para recebê-los.
 
Repare-se o caso da saúde. Embora a Constituição Federal diga que saúde é direito de todos e dever do estado, pode o cidadão comum berrar a plenos pulmões que tem direito à saúde que ninguém certamente o escutará. Como de fato não escuta. E os exemplos estão aí para quiser vê-los.
 
Os problemas que envolvem a saúde estadual não são de hoje. Pelo contrário, vem de longe. E o pior é que ninguém faz absolutamente nada para resolvê-los. São apenas discursos e promessas messiânicas, que vão do nada a lugar nenhum.
 
Prova disso é que o jornal Alto Madeira de 18 de outubro de 1994, portanto, há 17 anos, já chamava a atenção das autoridades para a crise no setor da saúde, com a seguinte manchete: “médicos criticam omissão do estado”.
 
Já naquela época, o presidente do sindicato dos médicos, Pedro Luis Lankoski, criticava a precariedade dos serviços prestados à clientela, os baixos salários e as péssimas condições de trabalho dos profissionais.
 
Nesse período, é de se perguntar quantas vezes representantes do Ministério Público de Rondônia estiveram, por exemplo, no João Paulo II e ameaçaram punir os gestores da coisa pública?
 

Vê-se, pois, que o problema da saúde, aqui e alhures, não é a escassez de recursos, como reclamam nossas autoridades, mas, sim, a falta de competência, de seriedade, de dignidade, de planejamento, de responsabilidade no trato dos dinheiros públicos, e, principalmente, de respeito para com o ser humano.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS