A prefeitura de Porto Velho promoveu na tarde desta sexta feira (15) a 4ª reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em 2011, que completou um ano em março. O encontro ocorreu na Funescola e serviu para fazer avaliação das ações realizadas pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e também pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) em prol do público feminino.
Conforme a coordenadora da rede, Sheila Dolores Tristão, que também dirige o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, órgão vinculado à Coordenadoria de Políticas para Mulheres, a metodologia de cada reunião é que as instituições escolhidas façam um balanço de suas ações. Outro ponto, é que devem informar de que maneira os demais integrantes da rede poderão contar com seus serviços. Todos os órgãos e entidades que fazem parte da rede trabalham de forma integrada e, portanto, devem estar afinados”, declarou Sheila.
Sheila explicou que a cada reunião, duas instituições se prontificam a fazer um balanço de suas ações no próximo encontro e como as demais poderão dispor dos seus serviços para que as mulheres vítimas não sofram violência institucional. “Cada encontro é uma espécie de mini capacitação, para que todos os atores da rede estejam sintonizados sobre as atribuições uns dos outros. Desta forma, facilitaremos as ações conjuntas e as soluções serão encaminhadas no menor tempo possível”, comentou.
Uma vez por mês, segundo Sheila, a Rede de Enfrentamento se reúne para buscar meios de melhorar e agilizar o atendimento às vítimas da forma mais humanizada possível. Um dos pontos positivos citados por ela, é que a rede veio para fortalecer os serviços da Casa Abrigo e do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência. “Antes, o atendimento em todos os órgãos que fazem parte da rede era mais demorado. Com a rede, tudo ficou mais rápido”, observou.
Qualificação
A coordenadora de políticas para mulheres, Mara Regina Araújo, fez um breve relato das conquistas para o público feminino na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, mas se ateve com maiores detalhes ao projeto “Eu Quero”, que será lançado pela prefeitura na Capital e no distrito de Jacy Paraná em agosto próximo. Através do projeto, o Município vai capacitar mulheres e jovens carentes para ingressarem no mercado de trabalho. De acordo com Mara Regina, “Eu Quero” vai disponibilizar 27 tipos de cursos para a população. Encabeçam o projeto a Secretaria de Assistência Social (Semas), Coordenadoria da Juventude, Semdestur e Coordenadoria de Mulheres.
Mara Regina ainda conclamou os membros da rede a participarem e a mobilizarem a sociedade para participar da 3ª Conferência de Mulheres, que será realizada de 22 a 24 de agosto próximo, no Teatro Banzeiros. Também convidou as mulheres a participarem da palestra “Persistência + Coragem + Determinação = A Sucesso Empresarial, no dia 21 de julho, a partir das 15 horas, no auditório do Sebrae. A palestrante será Patrícia Paz, vencedora Nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.