A primeira audiência do governador Confúcio Moura com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, para tratar da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Estado de Rondônia surtiu efeito positivo. Na reunião ocorrida nesta terça-feira (19), em Brasília, Pimentel disse que o governador está no caminho certo, buscando alternativas para incrementar ainda mais a economia rondoniense.
Ao apresentar o projeto de criação da ZPE para o estado, Confúcio Moura pediu sinal verde à Pimentel para o governo avançar na linha de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento econômico e Social (Bndes). O governador ressaltou que é imprescindível um financiamento de longo prazo para implantar uma ZPE no estado. O projeto já foi aprovado no Senado, no ano passado, por iniciativa do senador Valdir Raupp.
O governador reivindicou o apoio do ministro no projeto. “Quero uma participação forte do governo federal para que Zona de Processamento de Exportação seja um sucesso para Rondônia, como já existem outras tantas experiências exitosas em vários estados brasileiros”, frisou. O governador disse ainda que pretende criar em Porto Velho uma ZPE exemplar.
Outro assunto da pauta com o ministro foi a modernização básica do Porto às margens do Rio Madeira, na capital do estado. Confúcio Moura explanou a Pimentel que pretende trabalhar linhas de créditos especiais para construir um porto eficiente, estrategicamente definido para atender a demanda de embarque e desembarque de cargas tanto para o mercado interno como para o externo.
A coordenadora-geral de planejamento, normas e fiscalização do MDIC, Thaíse Dutra, afirmou na audiência, que o ministério fará um mapeamento dos diversos setores da economia do estado no intuito de sugerir novos empreendimentos para aqueles que pretendem investir em Rondônia.Participaram também da audiência Delphino Pires de Souza Junior, analista de comércio exterior do MDIC e Elizete Lionel, superintendente da Superintendência de Integração do estado de Rondônia em Brasília.