Jovens entre 16 e 17 anos já podem doar sangue em Rondônia

Jovens entre 16 e 17 anos já podem doar sangue em Rondônia

Jovens entre 16 e 17 anos já podem doar sangue em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
“Os jovens entre 16 e 17 anos agora podem doar sangue!”. A declaração é do presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), Ted Wilson, se referindo à ampliação da faixa etária para a doação, que antes era a partir de 18 anos.
 
A mudança faz parte da portaria nº 1.353/11, aprovada pelo Ministério da Saúde, e que estabelece um novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil.
 
O presidente da Fhemeron ainda informa que “a partir desta nova legislação, idosos até 68 anos também poderão doar”. Pois, antes a idade máxima permitida era 65 anos.
 
“Nossa expectativa é que, com a ampliação da faixa etária para doação, aumente significativamente o volume de sangue coletado em Rondônia. Para tanto, convidamos novos colaboradores, da idade de 16 a 68 anos, que venham se unir a nós nessa jornada para salvar vidas”, acrescentou Ted Wilson.
 
BASE
 
A ampliação da faixa etária para doação de sangue é baseada em evidências científicas, comprovadas por estudos internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Associação Americana de Sangue (ABB) já havia aprovado que jovens com idade entre 16 e 17 anos e também idosos com mais de 65 anos pudessem doar. As novas diretrizes relacionadas à idade dos doadores também já vigoram em países europeus.
 
APROVAÇÃO
 
Em Rondônia, “as mudanças estabelecidas no novo regulamento foram bem recebidas pelos servidores que executam atividades hemoterápicas”, disse a bioquímica Fabiana Cayres, do Setor de Processamento de Sangue da Fhemeron. Ela foi uma das organizadoras do V Seminário da Hemorrede do Estado de Rondônia, ocorrido na última quinta e sexta-feira (dias 07 e 08), em Porto Velho, quando foram apresentados pontos do novo regulamento aos servidores da Hemorrede estadual.
 
DETALHE
 

A assistente social Maria Luiza Pereira explica que o menor de 18 anos deve ir doar sangue acompanhado dos pais ou responsáveis legais. “Se os responsáveis não puderem comparecer ao local da coleta, o doador deve ir munido de uma autorização reconhecida em cartório”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS