Os servidores das recentes categorias criadas no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus) já começaram a se filiar ao Singeperon. O Sindicato, que representa os agentes penitenciários de Rondônia, agora também representa os socioeducadores, os técnicos penitenciários e os agentes administrativos.
A extensão da representação sindical a essas novas categorias foi um dos principais pontos incluso na reforma estatutária que deu origem ao Novo Estatuto do Singeperon, aprovado pelos filiados durante assembléia geral ocorrida no último dia 27 de junho, na sede em Porto Velho.
Nesta terça-feira (5), o Singeperon abriu as portas da sua sede para receber os socioeducadores, técnicos penitenciários e agentes administrativos, quando eles puderam se filiar e conhecer mais sobre as ações em defesa dos sindicalizados. Também estava presente o deputado estadual Euclides Maciel (PSDB), que reafirmou seu compromisso com as categorias.
Amparo
“Vocês agora terão um sindicato atuante para lutar por seus interesses. Não ficarão mais desamparados”, declarou o presidente do Singeperon, Anderson Pereira. Anderson é o mais jovem sindicalista de Rondônia, mas já vem se destacando no movimento sindical, participando de importantes discussões em Brasília, voltadas para os servidores do sistema penitenciário.
João Feitosa de Oliveira é socioeducador há 2 anos. Na reunião, ele teve a oportunidade de falar para os colegas, quando defendeu a importância da filiação. “O Sindicato tem como nos representar judicialmente e extra-judicialmente. E a gente usufrui dos benefícios conquistados pela Entidade, disse.
As amigas e socioeducadoras Ozineia Dias e Alexandra Santana também se filiaram. No cargo desde abril de 2009, agora enxergam uma maior segurança na carreira, com a representação sindical. “Estamos nos filiando porque vamos ter um amparo maior. Teremos um sindicato lutando por nós” , destacou Ozineia, tendo a fala completada pela amiga Alexandra: “A Diretoria do Singeperon passa credibilidade. Isso nos dá segurança”.
Filiações
A secretária-geral do Singeperon, Simone Nina, informou que ao término da reunião nesta terça-feira em Porto Velho, os servidores preencheram a Ficha de Filiação, se tornando os mais novos membros do quadro social do Sindicato. “Na próxima sexta-feira o nosso presidente também estará realizando filiações na subsede do Sindicato, em Ji-Paraná, a partir das 16:30; e no sábado em Guajará-Mirim, às 18 horas”, acrescentou a secretária.
A Diretoria ainda informa que a filiação também pode ser realizada por meio do site institucional, no endereço eletrônico http://singeperon.com.br. Após o preenchimento e envio do formulário, no site, é necessário encaminhar cópia de: RG, CPF, Termo de Posse, Carteira Funcional ou Contracheque, para filiacao@singeperon.com.br. Em até 72 horas o cadastro será liberado para acesso a área restrita do site.