NOTA DE ESCLARECIMENTO
O ex Deputado Tiziu Jidalias, vem a público para esclarecer a toda a população do Estado de Rondônia, a respeito de fatos totalmente inverídicos e difamatórios publicados em alguns sítios eletrônicos, tratando de uma suposta ligação com uma empresa chinesa, enquanto Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou as atividades das Usinas do Madeira.
Em nenhum momento da minha vida pública enquanto Deputado Estadual pactuei com a citada empresa “Universal Timber Resources do Brasil – UTR -, pertencente ao “Grupo Susfor” e, portanto, desconheço qualquer ligação do meu trabalho enquanto Deputado Estadual para com tal grupo ou empresa Chinesa.
O trabalho desenvolvido por vários meses pela Comissão Parlamentar de Inquérito culminou com um relatório lido e aprovado pelos membros da Comissão e também pelo Plenário da Assembléia Legislativa, que dentro do âmbito de sua competência, apontou irregularidades, requereu providências e indicou responsáveis na busca de uma resposta à nossa sociedade e ao povo do Estado de Rondônia.
As ações indicadas naquele relatório, digo mais uma vez, não são de competência do Poder Legislativo, e por esta razão, cópias foram encaminhadas pessoalmente pelos membros da Comissão, para diversas autoridades competentes como: Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, IBAMA e a diversas Secretarias de Estado e Órgãos para a adoção de medidas e providências necessárias que cada caso requer.
Portanto, por esta simples explicação, fica claro que, a Comissão Parlamentar de Inquérito, a qual fui Presidente, teve como objeto apenas o cunho investigativo dos fatos e não sua responsabilização, sendo assim descabida a afirmação de silêncio ou de qualquer vício em seu trabalho enquanto a presidi.
No tocante a afirmação de recebimento de valores, trata-se de uma afirmação criminosa, inverídica, caluniosa e de cunho político, e os responsáveis já estão sendo acionados judicialmente para darem explicação ao Poder Judiciário, onde com certeza, a verdade mais uma vez prevalecerá.
Inverídica também é a afirmação de que houve recebimento de valores e estes foram empregados na campanha eleitoral em disputa no ano de 2010, porque todos os valores empregados na campanha estão devidamente declarados por ocasião da nossa prestação de contas já analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Rondônia.
Por outro lado caros rondonienses, todos os valores que recebi enquanto comerciante que sou na cidade de Ariquemes e região e no Estado de Alagoas, encontram-se devidamente lançados em minhas declarações de imposto de renda, quer seja como pessoa física quer seja como integrante de pessoa jurídica.
Estas declarações lançadas são frutos dos longos anos de trabalho meu e de minha família sempre à frente do grupo empresarial o qual pertenço.
Minha vida sempre foi um livro aberto a todos que me conhecem, que me apóiam e me acompanham ao longo de mais de 30 anos morando na cidade de Ariquemes.
Sempre pautei pelo respeito, pelo combate à corrupção, pela ética e pela moral tanto em minha vida privada como em minha vida pública.
Aceitar e calar diante de tamanha maldade lançada contra a minha honra pessoal é desacreditar em todos os princípios e convicções que sempre pautei e lutei em toda minha vida.
Encerro esta nota, agradecendo a apoios de todos, com serenidade, confiança que sempre depositei e deposito no Poder Judiciário do Estado de Rondônia e com a certeza de que, a verdade tarda mais não falha. Assim, tudo ao seu tempo e ao tempo de Deus, os verdadeiros responsáveis por tamanha covardia prestarão contas a todos nós Rondonienses.
Tiziu Jidalias
Ex-Deputado Estadual