Conselheiros do Fundeb aprovam 1º curso realizado no TCE/Cacoal

Mais de 70 pessoas, entre secretários, técnicos municipais e membros de conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), participaram do módulo avançado do curso sobre o tema, r

Conselheiros do Fundeb aprovam 1º curso realizado no TCE/Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 70 pessoas, entre secretários, técnicos municipais e membros de conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), participaram do módulo avançado do curso sobre o tema, realizado no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas, em Cacoal.
 
Iniciado na última segunda-feira (27) e encerrado ontem (29), com um total de 24 horas/aula, o evento abriu as atividades de capacitação da regional, que foi inaugurada no último dia 2 de maio. O curso foi ministrado em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP) e a Escola de Contas, setores do TCE responsáveis pela realização de treinamentos e qualificações, tanto no âmbito interno quanto externo.

 

O envolvimento e o interesse dos conselheiros do Fundeb em relação aos assuntos abordados durante o treinamento foram enfatizados pelos instrutores do curso, a secretária regional do TCE em Cacoal, Valdelice Vieira, e o assessor da Escola de Contas, Cláudio Uchôa. Eles reservaram o dia de ontem para a realização de exercícios práticos, com análise e interpretação dos anexos contábeis referentes às despesas de 60% e 40% do Fundeb.

Fazendo uma análise do curso, o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, que esteve presente na abertura e também no último dia da capacitação, lembrou que o Tribunal tem feito seu papel, oportunizando aos conselheiros do Fundeb o acesso ao aprendizado. “Com esse conhecimento adquirido, esperamos que os conselheiros acompanhem e fiscalizem efetivamente a forma como os recursos disponibilizados pelo Fundo são aplicados”, declarou.

 
Já os participantes aprovaram a iniciativa do TCE de realizar o segundo módulo do curso sobre o Fundeb. “Por ser um órgão de fiscalização externa, o Tribunal nos dá uma grande colaboração, ao disponibilizar esse conhecimento técnico para todos nós”, disse o presidente do Conselho do Fundeb de Rolim de Moura, João Gérson Cardoso.
 
Comungando com a opinião de João Gérson, o conselheiro do Fundeb de Pimenta Bueno, Ânderson de Oliveira, destacou a importância do treinamento: “Há uma carência de aprendizado muito grande, porque nem todo mundo conhece o que é um conselho social e como ele é importante para a sociedade.”
 
POEMA
 
Já a professora Lucien Baine Santos, que é conselheira do Fundeb de Cacoal, encontrou uma forma inusitada para demonstrar a importância do curso oferecido pelo TCE. Durante as atividades, ela escreveu um poema de cordel. Intitulado “Alerta, Fundeb!”, o texto aborda o conhecimento apreendido pelos participantes durante os três dias, destacando o controle social e as formas de exercê-lo.
 
“Há dois anos, vinha pedindo ao Tribunal que nos atendesse com esse curso. Agora, com a inauguração da regional, vi minha reivindicação atendida e decidi homenagear essa iniciativa da Corte escrevendo esses versos, juntando o que aprendemos e o que é o nosso dever”, explicou Lucien.
 
Dando continuidade às ações pedagógicas estabelecidas para este primeiro ano de instalação, a regional do TCE em Cacoal, em parceria com o IEP/Escola de Contas e o Ministério Público do Estado (MP), realiza, a partir desta quinta-feira (30), o curso para membros dos Conselhos e Fundos da Criança e do Adolescente dos municípios do polo de Cacoal.
 
Com um total de 16 horas-aula, a atividade será realizada no auditório da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, localizada na avenida Castelo branco s/nº , bairro Pioneiros. O instrutor será Cláudio Uchôa.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS