REFORMA ELEITORAL – Idero vai à Brasília e consegue requerimento para Audiência Pública em RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o apoio do deputado Garçon, um requerimento de membros da Comissão será votado para realizar audiência em Porto Velho
O presidente do Instituto de Direto Eleitoral de Rondônia, Manoel Veríssimo, esteve esta semana em Brasília em audiência com o deputado federal Almeida Lima (PMDB/SE), presidente da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara. O objetivo do encontro foi sensibilizar o parlamentar sobre a necessidade de realizar audiência pública em Rondônia para debater os importantes temas da reforma política e eleitoral que são discutidas na Câmara Federal com a sociedade.
Através do empenho do deputado federal Lindomar Garçon (PV/RO), o Idero conseguiu das parlamentares Rosane Ferreira (PV/PR) e Sueli Vidigal (PDT-ES), ambas membros da Comissão, que encaminhassem um requerimento no intuito de que a Comissão realizasse audiência pública em Rondônia, essa solicitação será analisada e votada por todos os membros.
“Continuamos firmes na nossa proposta de ampliar o debate da reforma política em Rondônia, pois sabemos que esses temas que hoje movimentam o Senado e a Câmara, e que podem provocar mudanças drásticas no sistema eleitoral do país, ainda precisa de um amplo debate”, explicou Veríssimo. Ele também destaca que é uma oportunidade única para que as lideranças de Rondônia discutam o tema, uma vez que as audiências da Comissão do Senado já foram encerradas, restando ainda uma possibilidade de trazer o debate para o Estado.
Caso o requerimento seja aprovado, Porto Velho será uma das últimas cidades que terá audiência pública realizada pela Comissão para debater os temas propostos na reforma, “porque a pauta de agendamento já está fechada, mas as deputadas farão o pedido com as lideranças de seus partidos”, complementa Veríssimo.
Na oportunidade da visita à Brasília, o presidente do Idero, acompanhado do secretário adjunto, Juacy dos Santos Loura Junior, participaram da sessão da Comissão onde foram tratadas as propostas relativas ao Número de Candidatos, Candidatura Avulsa e Abuso do Poder Político e Econômico.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!